IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

CleanMouldPlus
Revestimentos com baixa interação ao laser para a respetiva limpeza com monitorização preditiva: Clean 4.0

Desafio

O processo de injecção permite uma replicação rápida e eficaz de componentes de base polimérica. Contudo, a crescente necessidade de utilizar polímeros técnicos reforçados introduz especificidades ao processo, nomeadamente, exigências ao nível de adesividade e limpeza dos moldes que, invariavelmente, alteram a eficiência e a produtividade acarretando custos. Neste sentido, o desafio consiste na produção de um sistema integrado capaz de actuar nos vários eixos identificados.

Solução / Objetivo Principal

O projecto CleanMould Plus tem como objectivo global de minimizar os efeitos prejudiciais no processo de injecção quando se utilizam polímeros técnicos reforçados. Com este objectivo em mente, é necessário actuar em três eixos, nomeadamente nas reduções de desgaste e adesividade dos polímeros aos moldes, na redução do tempo necessário à limpeza do molde e na optimização do planeamento do processo de limpeza.

No primeiro eixo de actuação, o objectivo é o desenvolvimento de revestimentos capazes de manter a propriedade anti desgaste necessária ao processo de injecção de polímeros reforçados aliada a uma adesividade reduzida e de baixa interação com a radiação laser usada no processo de limpeza. Neste âmbito, recorre-se à incorporação de elementos reflectores ou de baixa interação em revestimentos duros ou superduros actualmente disponíveis no mercado utilizados noutras aplicações.

No segundo eixo, o objectivo é a optimização de parâmetros e condições para uma limpeza rápida e eficaz dos resíduos que se acumulem durante o processo maximizando a produtividade por minimização de tempos de manutenção.

O terceiro eixo é transversal e tem como objectivo de acompanhar o estado superficial do molde e, com base em histórico, permitir tomar decisões a priori para planeamento optimizado de limpezas aos moldes mantendo, assim, as características e exigências dos componentes sem comprometer a eficiência ou produtividade do processo.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

O cerne do projecto é o de promover a eficiência e produtividade do processo de injecção em materiais desafiantes como os polímeros técnicos reforçados, atacando alguns dos desafios encontrados actualmente na indústria. Com este intuito, o projecto divide-se num total de seis actividades cujo propósito é o de segmentar as várias áreas de actuação e permitir, em paralelo, abordar os vários desafios. As actividades 2 e 3 são responsáveis pelas características inovadoras quer dos revestimentos quer do procedimento de limpeza. A actividade 4 será responsável pela implementação em ambiente industrial onde será possível estimar os benefícios das várias soluções abordadas.

Referência do projeto

CENTRO2030-FEDER-00545400

Financiamento


Região de Intervenção

Nacional

Investimento Total

1.325.655,52

Investimento do IPN

307.580,80

Elegível Total

1.325.655,52

Elegível do IPN

307.580,80

Apoio Financeiro da UE - Total

952.280,17

Apoio Financeiro da UE – IPN

261.443,68

Duração

36 Meses

Data de Início

2024-01-01

Data de Fim

2026-12-31

Data de Aprovação

2024-09-09

Consórcio

MicroPlásticos, SA
Instituto Pedro Nunes
Universidade de Aveiro

Palavras-chave

Molde de injecção de polímeros técnicos;
Revestimento com baixo atrito;
Monitorização preditiva;
Manutenção.