IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN promove debate sobre o interface de sistemas de saúde em Portugal

IPN     IPN Incubadora
IPN promove debate sobre o interface de sistemas de saúde em Portugal
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version.


O Instituto Pedro Nunes (IPN) acolheu o XI Meetup Digital Health Portugal: Transformar o Interface da Saúde, um evento destinado a melhorar as interações entre cidadãos e sistemas de saúde em Portugal, no dia 26 de setembro de 2024.

A sessão de abertura contou com a presença de Sofia Roque, coordenadora da iniciativa, em conjunto com João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN, António Lindo Cunha, Diretor do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do IPN, Paulo Nunes de Abreu da Direção da Digital Health Portugal, Miguel Fonseca, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra e Diogo Saudade Vieira da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra).


De seguida, João Oliveira, Coordenador do SNS24, abordou a importância da transformação digital no setor da saúde de forma a melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde, durante a palestra de abertura.

Da parte da manhã, decorreu também a apresentação das startups Careceiver, Peercare, eBreethie e Exercogs, que estão a desenvolver soluções inovadoras para cuidados de saúde. A apresentação terminou com um testemunho de Sónia Rodrigues da W4M Digital Solutions.


Durante o painel de discussão “Interfaces Digitais: Facilitar a Comunicação entre Cidadãos e Sistemas de Saúde” falou-se sobre as várias plataformas digitais utilizadas para a interação entre cidadãos e sistemas de saúde em Portugal. Esta sessão contou com a participação de Hélder Silva da Glintt Life Hospitals, Rui Gomes da ULS Coimbra, Rui Teixeira da Glintt Life, Tâmara Hussong Milagre da EVITA, Palmira Martins da RD-Portugal e Flávio Reis da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.


Houve, ainda, uma sessão de apresentação de soluções que pretendem facilitar o acesso a serviços e cuidados de saúde, nomeadamente o FaceRehab, um dispositivo para a telereabilitação de pacientes com paralisia facial, e o ROSE, um sistema robótico para a realização de tele-ecografias em tempo real e de sessões de formação para profissionais de saúde, ambos desenvolvidos pelo IPN.


O painel de discussão “Telessaúde e Interoperabilidade: Ferramentas e Práticas para um Atendimento Eficiente”, que contou com a participação de Rafael Almeida dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Paulo Bernardo da W4M Digital Solutions, José Paulo Carvalho da Hopecare e Inês Santos Silva da Tejo Med, foi palco de debate das diversas estratégias a serem implementadas nos sistemas de atendimento de telessaúde para assegurar um atendimento eficaz e rápido para com o paciente.


O evento encerrou com a mesa redonda “Privacidade e Segurança de Dados na Interação com Sistemas de Saúde”, moderada por Paulo Nunes de Abreu, que destacou a importância da segurança e privacidade dos dados de pacientes na interação com sistemas de saúde digitais. Estiveram presentes na sessão Joana Basto da Associação Abraço, Henriques Neves, Jurista do IPN, Artur Salomão da DECSIS, Sérgio Figueiredo, Gestor de Projetos do IPN, Filipe de Oliveira Casqueiro da SRS Legal e Bruno Valério da DPO Germano de Sousa.


A participação do IPN no XI Meetup Digital Health Portugal reforça o compromisso em contribuir para a inovação no setor da saúde, nomeadamente no funcionamento de diversos sistemas de saúde, digitais e presenciais, e a interação dos mesmos com cidadãos.

Date

8 of October of 2024

Partilhar