IPN - Instituto Pedro Nunes - Laboratório de Fitossanidade

IPN     IPN Incubadora

O Laboratório de Fitossanidade (FITOLAB) atua na deteção e investigação das pragas e doenças das plantas, contribuindo para a promoção da fitossanidade agrícola e florestal.

O que fazemos

Prestamos serviços especializados no âmbito dos controlos oficiais de sanidade vegetal, procurando em paralelo responder ao aumento das atividades no domínio da deteção e investigação de pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais.

O Fitolab é designado pela Direção Geral de Agricultura e Veterinária como "Laboratório Oficial" para a deteção de Organismos Nocivos de Quarentena.

O Fitolab é acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo o referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025:2018 podendo consultar aqui o Anexo Técnico de Acreditação.

O estudo do microbioma presente em matrizes diversas é outra área de especialização do FITOLAB. Esta abordagem permite determinar a diversidade estrutural das comunidades, bem como a sua abundância relativa, associando uma predição sobre a sua presença e potencial função para o ambiente/ecossistema.

O FITOLAB conta com a supervisão de investigadores e docentes ligados ao Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra sendo o elo de ligação entre o conhecimento de excelência da academia e a procura de soluções inovadoras para os desafios do mercado. O FITOLAB reúne assim competências, conhecimentos e capacidade de resposta, garantindo qualidade e celeridade nas avaliações.

Visite a nossa página de Meios, Serviços e Projetos e contacte-nos para explorar potenciais colaborações!

Áreas de atuação

Fitopatologia
Estudo da diversidade total de microrganismos (plantas, solo e substratos)

Contactos


+351 239 700 920

(Chamadas para a rede fixa nacional)

fitolabipn.pt