A Porosímetria por intrusão de mercúrio é uma técnica que permite quantificar a percentagem e a distribuição de tamanhos de poros abertos existentes numa dada amostra sólida. Esta técnica é baseada em fenómenos de capilaridade a pressões controladas, nos quais o poro é assumido como um capilar, e na pressão necessária aplicar para que o mercúrio seja intrudido e preencha os poros presentes em função do tamanho destes, permitindo assim o cálculo da distribuição de tamanho de poros abertos.
A porosímetria de intrusão de mercúrio permite analisar um conjunto de parâmetros relacionados com a porosidade aberta dos materiais e produtos, tais como a distribuição de tamanhos de poros e o diâmetro médio e volume total de poros, bem como a densidade (aparente) das amostras.
Para a realização desta técnica o laboratório possui um porosímetro de mercúrio da marca Micromeritics, modelo Autopore IV 9500. Este modelo possui duas câmaras internas: uma de alta pressões (até 33 000 psi) e uma de baixa pressões (até 50 psi), permitindo a avaliação da distribuição de tamanho de poro numa gama compreendida entre os 360 µm - 0,005 µm, seguindo os requisitos expressos na norma ISO 15901-1:2005 Evaluation of pore size distribution and porosimetry of solid materials by mercury porosimetry and gas adsorption - Part 1: Mercury porosimetry.
Esta é uma técnica de caracterização muito importante no estudo da porosidade de materiais e produtos, nomeadamente os envolvendo materiais cerâmicos, materiais de construção, produtos farmacêuticos, produtos de filtração, catalisadores, materiais adsorventes, etc.
Exemplos: