É uma técnica que permite determinar o tamanho de mesoporos e macroporos em materiais sólidos por adsorção gasosa. Recorrendo à teoria de BJH (Barrett, Joyner e Halenda) é possível calcular o volume e a distribuição de tamanho de poros através da determinação do volume de gás (neste caso azoto) necessário para formar multicamadas moleculares sobre a superfície de uma amostra a temperatura constante (temperatura do azoto líquido).
A quantidade de gás adsorvida depende da interação entre o gás e a amostra, portanto, entre outros fatores, dependente da natureza da mesma.
O método de adsorção gasosa é uma técnica que pode ser utilizada para a determinação do volume e a distribuição de tamanho de poros. Esta técnica permite a caracterização de diferentes materiais, tais como fármacos, catalisadores, zeólitos, entre outros...
A determinação do volume e da distribuição de tamanho de poros é efetuada num equipamento ASAP 2000, da Micromeritics.
Este equipamento possui duas entradas para realizar a desgaseificação, onde é possível, controlar a temperatura até aos 350°C e uma entrada para realização do ensaio, utilizando azoto líquido para manter a temperatura constante.
Todos os aspetos relativos à análise, bem como o tratamento e a recolha de dados são processados por computador.
Farmacêuticas
Indústria pasta e papel
Cerâmica
Centros de Investigação