IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação
Solução integrada e inteligente de micro molde, sistema de manipulação e de controlo para a produção de micro peças.

Desafio

O projeto I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação visa a realização de investigação que permita ao consórcio estabelecer e validar um novo paradigma de ferramenta vocacionada para micropeças materializada numa solução integrada inteligente de micro molde, manipulador personalizado e respetivo sistema de controlo. Preconiza-se a redução dos desperdícios associada ao menor consumo do material dos jitos e personalização da peça no processo de moldação, permitindo redução de custos em matéria-prima e otimização do tempo de produção, reforçando a posição do fornecedor junto do cliente.

Solução / Objetivo Principal

Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

No I4M pretende desenvolver-se um sistema de manipulação das micropeças perfeitamente integrado com o micro molde para concretizar as operações de carga, descarga e montagem, atendendo às tolerâncias dimensionais, geométricas e de forma adequadas ao nível de precisão requeridas pelo cliente e às condições operacionais.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Resultados e Conclusões:
O presente sistema de visão criado e descrito, possibilita o controlo profícuo de todos os componentes deste processo ao longo de todas as fases de verificação e inspeção de micropeças, onde se pode verificar o sucesso desta implementação. O protocolo de identificação de micropeças utilizado foi apenas uma prova de conceito, sendo possível armazenar as informações mais relevantes a pedido de cada cliente, tais como os parâmetros da máquina de injeção, podendo fazer posteriormente uma correlação entre qualidade da peça e condições de injeção de modo a otimizar o processo. A célula criada, composta por todos estes sistemas em constante comunicação, permite controlar de forma automática e responder à procura de microcomponentes personalizados, utilizando uma solução adaptável a cada cliente.

Referência do projeto

POCI-01-0247-FEDER-017703

Financiamento


Região de Intervenção

Centro (100%)

Investimento Total

839.540,82

Investimento do IPN

208.875,60

Elegível Total

799.483,03

Elegível do IPN

208.792,27

Apoio Financeiro da UE - Total

520.838,73

Apoio Financeiro da UE – IPN

156.594,21

Duração

36 Meses

Data de Início

2016-10-01

Data de Fim

2019-09-30

Data de Aprovação

2016-08-23

Consórcio

Edilásio Carreira da Silva, Lda
Centimfe
Instituto Pedro Nunes

Palavras-chave

Micro peças;
Micro moldes;
Micro manipulação;
Robótica;
Visão por computador;
Sensorização.