O projeto Toilet4me aborda pessoas mais velhas e as necessidades que estas têm ao usar um quarto de banho fora de casa em ambientes (semi-)públicos (por exemplo, quartos de banho localizados em câmaras municipais, centros comunitários, shoppings, museus, teatros, hotéis).
A visão do Toilet4me foi desenvolver e fornecer sistemas de higiene pessoal aprimorados por TIC que sejam capazes de se adaptar às necessidades e preferências individuais do idoso que atualmente usa o quarto de banho. O desenvolvimento principal é um quarto de banho motorizado capaz de suportar a transição dos atos de sentar, posição de pé para sentado e sentado para posição de pé, com a possibilidade de reutilizar dados de ajuste das preferências em casa.
Benefícios Esperados:
• Para idosos e pessoas de todas as idades, com deficiências / incapacidades (utilizadores finais primários): benefício direto: estabilidade corporal melhorada (adaptação à altura ideal para sentar), apoio na transição para sentar e levantar, segurança melhorada. Indireta: motivação para sair de casa e participar da vida social e ativa (saber que existem serviços de casa de banho adequados); vida independente por mais tempo; estilos de vida mais saudáveis;
• Para utilizadores secundários (cuidadores): carga de trabalho reduzida, menos pedidos de ajuda; para cuidadores formais, possibilidades aperfeiçoadas de fornecer atividades externas;
• Para utilizadores terciários (instituições, hotéis, outros locais semipúblicos): oferecendo um serviço melhor para a comunidade, num mercado emergente importante (turismo acessível).
Objectivos alcançados:
O projeto foi encerrado de acordo com o DoW: objetivos, tarefas e resultados e marcos foram alcançados. No geral, não há desvios ou atrasos, nem problemas financeiros observados; o projeto demorou a apresentar os resultados para a revisão final.
O objetivo do projeto era preparar-se para um futuro projeto de RDI com maior escala. O foco era explorar a ideia de um sistema de casa de banho auto-adaptável e serviço para ambientes (semi-) públicos para utilizadores finais mais velhos ou com deficiência para oferecer suporte a uma vida ativa fora do ambiente doméstico. Mercado potencial de uma casa de banho adaptável pessoalmente. Primeiro, analisaremos a paisagem de casas de banho públicos acessíveis na Holanda e em Portugal. Em seguida, examinamos as necessidades e requisitos do utilizador final primário. Com base nas conclusões do projeto, os revisores recomendam que o consórcio continue suas atividades e procure financiamento da AAL para seu novo conceito de um sistema sanitário aprimorado com ICT que seja capaz de se adaptar às necessidades e preferências individuais do idoso.