A Região Centro de Portugal tem beneficiado de uma melhoria qualitativa considerável nas últimas décadas no que respeita à dinamização da economia do conhecimento, através do investimento em recursos físicos e humanos nos seus vários pólos urbanos, criação de infraestruturas de referência a nível nacional e internacional e capacitando equipas que hoje detêm um capital de experiência e know-how que são, em si mesmo, uma vantagem competitiva do próprio território.
Com este projeto pretendeu-se maximizar as externalidades positivas da rede criada anteriormente e assim melhor aproveitar as sinergias em curso para gerar mais postos de trabalho, mais transferências de tecnologia e maior dinâmica do empreendedorismo baseado na inovação na região Centro.
O principal objetivo deste projeto foi assim consolidar um Ecossistema de Inovação, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor.
Objetivo específico 1: Sensibilização e Networking.
Resultados e Indicadores:
• Nº de notas de imprensa de divulgação de iniciativa: 4 atinigidas das 6 esperadas;
• Nº de mailings de divulgação de iniciativa: 4 atingidas das 16 esperadas;
• Nº de eventos/reuniões organizadas: 23 atingidas das 22 esperadas;
• Nº de participações em eventos/reuniões: 69 atingidas das 32 esperadas;
Objetivo específico 2: Identificação de tecnologias e necessidades tecnológicas.
Resultados e Indicadores:
• Nº de comunicações de invenção recolhidas: 1 atingida das 5 esperadas;
• Nº de relatórios de diagnósticos de inovação desenvolvidos: 34 atingidos dos 32 esperados;
• Nº de candidaturas/projetos desenvolvidos para a participação em programas de financiamento à investigação/inovação: 67 atingidas das 44 esperadas;
• Nº de candidaturas/projetos aprovados em programas de financiamento à investigação/inovação: 29 atingidas das 35 esperadas.
Objetivo específico 3: Valorização e comercialização.
Resultados e Indicadores:
• Nº de projetos de base tecnológica valorizados (através de mentoring ou acesso a bases de dados de business intelligence): 86 atingidos dos 80 esperados;
• Nº de missões de disseminação/demonstração/difusão: 14 atingidas das 12 esperadas.