À medida que o panorama das telecomunicações entra numa nova era após a implementação generalizada das redes 5G, os princípios fundamentais das redes e serviços 6G estão atualmente a ser desenvolvidos. Simultaneamente, o Parlamento Europeu já definiu com precisão as visões disruptivas relativas à contribuição do 6G para o impacto socioeconómico. Para além dos benefícios socioeconómicos, é fundamental que as futuras tecnologias, como a 6G, produzam mudanças ambientais benéficas. Neste sentido, a Comissão Europeia também lançou iniciativas como o Pacto Ecológico Europeu, que visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades.
O projeto 6G-VERSUS surge como uma iniciativa pioneira, a qual tira partido das instalações de investigação 6G de ponta em toda a Europa para explorar as fronteiras da tecnologia sustentável. Através de testes e projectos-piloto meticulosamente concebidos, o 6G-VERSUS aborda desafios prementes em 5 sectores verticais preocupados com o ambiente. A este respeito, o 6G-VERSUS introduz uma nova metodologia, transformando os casos de utilização existentes em aplicações 6G, incluindo a Vertical App (V-App), Network App (N-App), e AI-assisted App (AIApp).
Esta estrutura tripartida optimiza os planos de dados e de controlo dos sistemas 6G, facilitando o fluxo de informações e os processos de tomada de decisões sem descontinuidades.
Com o apoio de seis plataformas 6G (Stream C) em toda a Europa, o 6G-VERSUS tem por objetivo demonstrar o
profundo impacto sustentável, económico e social da tecnologia 6G, impulsionando uma sociedade mais sustentável e próspera.
Objectivos específicos esperados:
O1: Conceção e desenvolvimento de um quadro de aplicações para 6G para o tripleto de V-app, AI-app e N-app;
O2: Realizar pilotos 6G para avaliar o desempenho da IA, da rede e das aplicações, concentrando-se nos princípios da “6G sustentável”;
O3: Integrar aplicações 6G avançadas em 6 pilotos 6G-SNS e não-SNS;
O4: Avaliar o impacto social e ambiental dos pilotos 6G para garantir o alinhamento com os objectivos de sustentabilidade e as necessidades sociais e criar novos modelos de negócio;
O5: Maximizar o impacto e a adoção dos resultados do 6G-VERSUS através de uma ampla divulgação, comunicação, reforço de capacidades, esforços de normalização e medidas de exploração.