O projeto visa melhorar a colaboração intersetorial, internacional e interdisciplinar na área de tecnologia de robótica social para cuidadores. Será que robôs estão prontos para a sociedade e a sociedade está pronta para robôs? Será que os robôs sociais podem ser incluídos na vida das pessoas? Os robôs estão cada vez mais a serem usados no setor de saúde como uma possível solução para os desafios atuais e futuros enfrentados por este.
Intercâmbio e formação do pessoal das entidades promotoras do consórcio em Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Transferência de Tecnologia, associado às principais tecnologias facilitadoras para a robótica (campo de aplicação da proposta Robôs Sociais para a Saúde e o Bem-Estar).
O essencial do projeto inclui algumas das ações mais fortes no âmbito internacional de investigação, PME e organizações de utilizadores, centrando-se em três linhas de actividade: tecnológica, sociológica, assistencialista.
A capacidade de entender o impacto da introdução de robots sociais no atendimento de saúde, as três áreas que serão mais afetadas por esta técnica, em termos de evolução tecnológica serão:
1. Cuidados prestados como prática médica - atendimento prestado a pacientes em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e outras instalações médicas;
2. Cuidados residenciais - esta área refere-se a todas as instituições de cuidados que aceitam paciente / clientes como residentes: lares de idosos, casas de dia para idosos, escolas com necessidades especiais para crianças ou adultos, etc;
3. Cuidados familiares, investigando como os robots sociais podem ser implementados em casa e como parte da vida doméstica.