A economia digital está em rápido crescimento a nível mundial. É o principal motor de inovação, competitividade e crescimento e detém um enorme potencial para empreendedores europeus e pequenas e médias empresas (PMEs).
Infelizmente, apenas dois por cento das empresas europeias aproveitam as novas oportunidades digitais (EC Europa). Apesar de algum desconhecimento, a Europa e em particular os países da região Atlântica têm muitas histórias de sucesso mundial no mercado digital. Apoiando, desde a fase inicial, as novas startups da economia digital, permitindo que, desta forma, se adaptem e beneficiem de oportunidades internacionais, estas histórias de sucesso têm o potencial de crescer.
O projecto ADSA apoia as startups digitais a tornarem-se internacionais e, assim, contribui para a cooperação na exploração de resultados de I&D e a criação de empresas com intensidade de conhecimento, capazes de entrar nos mercados internacionais.
As startups digitais desenvolvem ideias inovadoras que podem chegar ao mercado com muita rapidez. O projecto ADSA vai também potenciar a cooperação entre a comunidade científica, empresas e atores governamentais, uma vez que a parceria inclui organizações de toda a triple helix.
Ao apoiar as startups digitais a crecer internacionalmente, o projecto ADSA contribui para o aumento do investimento em I&D no setor privado, o que é uma questão fundamental na região, uma vez que estas taxas de investimento são baixas em toda a região Atlântica.
As novas realizações e resultados complementam o projeto existente