O projeto INFANTE foi uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, como primeiro componente de uma constelação para vigilância marítima, observação da Terra e comunicações entre satélites e estações de solo.
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O INFANTE pretendeu tirar proveito das oportunidades criadas pela emergência do New Space e dos promissores conhecimentos técnicos desenvolvidos ao longo dos últimos 20 anos em Portugal. Por consequência, permitiu abrir espaço para novos atores, reduzir barreiras de investimento, criar novas linhas de negócio que reduzam a dependência institucional e estabelecer a base num sector em que Portugal se pode afirmar como país de primeira linha.
Resultados esperados:
• Implementação de estratégias de comunicação para o INFANTE, através da identificação no consórcio das tecnologia e ativos espaciais com potencial para desenvolver negócios inovadores para o mercado do espaço (spin-in), bem como a deteção de tecnologia e ativos espaciais com potencial para desenvolver negócios inovadores para outros mercados (dowstream).
• Identificação no consórcio as tecnologias e ativos espaciais com potencial apetência para desenvolver negócios inovadores para outros mercados, em sinergia com as 3 atividades desenvolvida em parceria com a ESA.
• Organização de eventos para divulgar as oportunidades de negócio na economia do espaço, com o intuito de atrair novas empresas para esta área e fortalecer a cooperação entre o sector espacial português.
Resultados atingidos:
• Foi desenvolvida uma estratégia de comunicação para o INFANTE, através de publicações nas redes sociais e website space.ipn.pt
• Identificou-se no consórcio tecnologia e ativos espaciais com potencial para desenvolver negócios inovadores para o mercado do espaço.
• Organizou-se o hachthon ACTINSPACE em 2020.