Desenvolver estratégias integradas de tratamento de sementes, substratos, contentores e água de rega, que potenciem a eliminação do cancro-resinoso-do-pinheiro, visando a sua implementação em larga escala pelos fornecedores de MFR.
Pretende-se com esta iniciativa, que os fornecedores nacionais de MFR implementem, em larga escala, estratégias sustentáveis de minimização do risco de dispersão do cancro-resinoso-do-pinheiro, que não afetem de forma significativa a capacidade germinativa das sementes, nem a qualidade final das plantas produzidas.
As estratégias de minimização do risco, a implementar pelos fornecedores de MFR, integrarão: o tratamento de sementes hospedeiras; o tratamento de substratos; a desinfeção de contentores; a eliminação de propágulos do fungo da água de rega e a utilização de substratos alternativos à casca de pinheiro.
Objetivos Esperados:
Com este projeto pretende-se desenvolver novas estratégias profiláticas de modo a prevenir a disseminação e propagação do fungo de quarentena Fusarium circinatum em viveiros, através da implementação de novos métodos de desinfeção de contentores, sementes e água de rega, e do desenvolvimento de substratos alternativos a partir de materiais que não sejam hospedeiros do fungo.
Objetivos Atingidos:
Com este projeto conseguiu-se desenvolver em laboratório e transpor para o contexto real várias metodologias eficazes e de fácil aplicação que incidiram na desinfeção de sementes, contentores e água de rega, minimizando os riscos de infeção e disseminação do fungo Fusarium circinatum. Também foram desenvolvidos com sucesso novos substratos alternativos à casca do pinheiro, minimizando assim também riscos de disseminação do fungo.
Um resultado relevante do projeto foi a criação do Manual Técnico Para Fornecedores de Materiais Florestais de Reprodução, que está disponível para consulta e download aqui.