O crescente progresso tecnológico conduziu a uma acelerada transformação digital das organizações, o que torna os sistemas de informação digitais dinâmicos, mais complexos e cada vez mais expostos. As organizações dependem de um número crescente de tecnologias com inúmeras interligações e em contínua atualização, resultando muitas vezes no desconhecimento pleno da infraestrutura e ativos digitais (p.e. componentes como aplicações, bases de dados, servidores, dispositivos, contas ou qualquer outro que possa ser explorado). Por outro lado, as ofertas atuais no mercado de cibersegurança são opções maioritariamente defensivas e reativas, mais direcionadas para a conformidade regulatória em vigor e gestão de incidentes do que para a prevenção. Sendo a raiz do cibercrime a exploração de vulnerabilidades, a sua identificação e mitigação célere é a chave para o prevenir.
O principal objetivo deste projeto passa por aprofundar a investigação e o desenvolvimento da Ethiack Portal, uma plataforma que combinará hacking ético automático e manual com Inteligência Artificial para permitir a contínua e precisa identificação de vulnerabilidades com elevado nível de automação e autonomia em diferentes tipos de ativos e infraestruturas digitais.
Objetivos específicos esperados:
- Reconhecimento completo, mapeamento e gestão inteligente de ativos digitais
- Análise precisa, eficiente e rápida de vulnerabilidades mais impactantes através de hacking ético automático otimizado
- Geração autónoma de módulos de hacking ético automático suportado por NLP e LLMs
- Robustez de IA utilizada para a geração de módulos de hacking ético