O avanço das tecnologias digitais conduziu a uma nova era de possibilidades nos cuidados de saúde, oferecendo soluções que prometem revolucionar a forma como abordamos iniciativas de saúde preditivas, preventivas, personalizadas e participativas, prometendo uma mudança de estratégias reativas para estratégias proativas. À medida que os custos dos cuidados de saúde continuam a aumentar, representando substanciais 1221 mil milhões de euros ou 7,7% do PIB em 2022, é inegável a urgência de optimizar as infra-estruturas de investigação (RI) existentes para obter o máximo impacto. Neste contexto, o surgimento de tecnologias de digital twins (DT) apresenta uma oportunidade transformadora para impulsionar as RI num novo domínio de acessibilidade, interoperabilidade e integração dentro da UE e do ecossistema global de investigação e inovação digital.
O DTRIP4H visa resolver desafios críticos em torno da harmonização de dados, acesso equitativo e salvaguardas rigorosas de privacidade. Incorporando tecnologias como aprendizagem federada, IA generativa e realidade virtual (VR), o projeto aspira criar um ambiente de digital twin descentralizado (DDTE). Isto irá capacitar os utilizadores internos e externos de RI, tais como investigadores, inovadores e PME, para criar aplicações de DT que abordem desafios científicos específicos, utilizando uma combinação de dados do mundo real e sintéticos em conformidade com os quadros regulamentares, ou seja, o RGPD.
Os objetivos do DTRIP4H incluem a avaliação do conhecimento atual sobre iniciativas atuais, recursos (como modelos, conjuntos de dados, governança de dados, métodos, boas práticas, infraestruturas, soluções e serviços), cocriar e colocar em operação DDTE que integra ativos de RIs e capacidades para vários usuários e organizações modelarem e simularem fenômenos complexos relacionados à saúde em um ambiente compatível.
Os principais resultados esperados incluem o ambiente de gêmeo digital descentralizado e o desenvolvimento de 7 casos de uso temáticos inovadores de prova de conceito relacionados à saúde, atendendo às necessidades de cientistas, PMEs e usuários finais industriais, particularmente em tópicos de saúde relacionados ao tratamento do câncer, desenvolvimento de medicamentos, ambiente humano exposição, tratamento de precisão para esquizofrenia e medicina personalizada por meio de Inteligência Artificial (IA), DTs habilitados para AR/VR utilizando DDTE, ao mesmo tempo em que adere aos princípios de dados FAIR.