Os sistemas de revestimentos autolubrificantes possuem um enorme potencial para serem utilizados na proteção de componentes que trabalham em condições extremas de desgaste. Porém, a rápida liberação do agente lubrificante e a sua consequentemente difusão do interior do revestimento, dificulta a transferência desses revestimentos para a indústria. Neste projeto, espera-se desenvolver revestimentos autolubrificantes com controlo da difusão do elemento lubrificante.
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O principal objetivo do projeto SmartLub está focado no desenvolvimento de uma nova classe de filmes finos com capacidade de controlar a liberação de elemento lubrificante, a fim de obter uma lubrificação sólida durante um longo período de tempo. Nitretos e óxidos, bem conhecidos por apresentarem excelente estabilidade química e térmica, serão pulverizados com Ag (agente lubrificante). Adaptando a estrutura dos diferentes filmes e adequando dispersão da Ag na matriz, o controlo da difusão da fase lubrificante pode ser evitado.
Objetivos Esperados:
• Deposição de revestimentos de nitreto e óxido por HiPIMS;
• Simulação da difusão do elemento lubrificante em função da estrutura e composição química;
• Incorporação de Ag nos diferentes revestimentos de base;
• Avaliação da segregação da Ag;
• Caraterização tribológica dos revestimentos;
• Potencial aplicação industrial.
Objetivos Atingidos:
Vários sistemas de revestimento sem e com adições crescentes de Ag, (Cr (Ag) O, TiSi (Ag) N, TiSiN / Ti (Ag), CrAl (Ag) N e TiAlSi (Ag) N)) foram depositados, otimizados por pulverização catódica e caraterizados relativamente a diferentes propriedades. Um modelo de simulação para prever a difusão do elemento lubrificante para a superfície também foi desenvolvido.