As pequenas e médias empresas são uma parte crucial da economia europeia. No entanto, menos de 30% exporta produtos e serviços e para a grande maioria, é difícil e demorado aceder a novos mercados, em particular os localizados fora da Europa. A actual conjuntura, com a franca expansão global do mercado de dados, bem como o crescimento do lançamento de novas constelações de satélites, representa uma excelente oportunidade para a aceleração de negócios de pequenas e médias empresas com experiência necessária para desenvolver novos produtos e serviços.
Objetivo Principal:
Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.
O projeto NOVExport tem por objetivo apoiar o crescimento das pequenas e médias empresas do sudoeste da Europa nos mercados agrícola, ambiental e marítimo da América Latina, através do amadurecimento tecnológico dos seus produtos e serviços, recorrendo à utilização de tecnologia espacial, dados digitais e IoT. O projecto desenvolverá diferentes ferramentas para facilitar o acesso aos maiores e mais rentáveis mercados da América Latina e para promover produtos e serviços europeus de qualidade.
Serão criados seis pólos de inovação e exportação: dois em França (Montpellier e País Basco Francês), três em Espanha (Badajoz, Bilbao e Madri) e um em Portugal (Coimbra). Estes pólos pretendem criar um ambiente favorável para o amadurecimento de projetos de negócio e promover processos de cocriação, mantendo o foco na internacionalização. Cada hub selecionará entre 10 e 20 empresas, que terão a oportunidade de amadurecer o seu produto ou serviço, e obter acesso a um diagnóstico personalizado, informações de mercado, dados digitais e do Espaço e formação.
Resultados esperados:
• Desenvolvimento de ferramentas para apoiar o acesso aos maiores e mais lucrativos mercados da América Latina.
• Criação de 5 HUBS locais com redes regionais de empresas com interesses comuns nos mercados internacionais para promover produtos e serviços europeus de qualidade.
• Desenvolvimento de plataforma virtual onde as empresas podem encontrar uma oferta de candidaturas a projetos, obter informações e aceder a formação e oportunidades de negócios para promover negócios de fertilização cruzada.
• Implementação de metodologia para criar ou acelerar um novo produto ou serviço, através de informações de mercado, dados e testes, bem como, de ida a mercados internacionais.
Resultados Atingidos:
• 22 Start-ups apoiadas durante o primeiro programa de aceleração (2020);
• 23 Start-ups apoiadas durante o segundo programa de aceleração (2021);
• 12 Start-ups portuguesas apoiadas no âmbito das actividades desenvolvidas no GT4 - Apoio à internacionalização das PME;
• Animação do Hub Coimbra com workshops e seminários:
- Meeting com a FCJ Ventures (uma multinacional pioneira no negócio de Venture Builder no Brasil);
- Webinar "Oportunidades na América Latina" com os nossos consultores da Câmara de Comércio do Atlântico Sul
- Workshop EIC Accelerator;
- Sessão com Desiré Nzengou sobre a EUSPA.