O reforço da cultura empresarial na Europa e o desenvolvimento de novas empresas são objectivos políticos fundamentais na Europa para um maior crescimento das economias locais, nacionais e europeias. No entanto, no sector espacial, existem algumas dificuldades no crescimento das empresas e no acesso ao capital. Para que haja mais start-ups, são necessários ecossistemas locais fortes para ajudar os empresários a transformar ideias em negócios, através da formação e da aquisição de conhecimentos e competências empresariais.
As empresas europeias na área do Espaço têm uma taxa de crescimento mais lenta do que as empresas semelhantes de outras grandes economias como a dos EUA. Além disso, existem menos empresas europeias nas listas das maiores empresas do mundo.
O projeto Go2Space pretendeu fomentar a criação e o desenvolvimento de empresas europeias com ligação ao sector espacial, promovendo a inovação e a criação de valor nas áreas da Digitalização, Defesa e Segurança, Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia Espacial de Excelência. Implementado a partir de 3 pólos com uma vasta experiência de apoio a startups - Coimbra, Madrid e Tallinn - o projecto assegura, dessa forma, acesso privilegiado a mentores, oportunidades de financiamento e mecanismos de transferência de tecnologia.
O Go2Space promoveu a incubação e aceleração de um total de 40 empreendedores, startups, scale-ups e PMEs, bem como a realização de eventos de formação e sessões de divulgação dos projectos e de networking B2B.
Resultados Esperados:
Desenvolvimento de atividades que promovam a transferência de conhecimento e tecnologia para os setores espaciais e não espaciais, através de recursos espaciais com base nas seguintes ações:
• Incubar 20 empreendedores ou start-ups em Coimbra e Tallinn HUBs que oferecessem serviços de ou para o espaço.
• Auxiliar a criação de 9 start-ups nos setores espaciais ou que utilizem recursos do setor espacial para oferecer serviços ou produtos a setores não espaciais, através dos novos Programas de Incubação Go2Space-HUBs.
• Acelerar 20 start-ups ou scale-ups estabelecidas em Madrid que ofereçam serviços de ou para os setores do espaço (inclui spinning-in /-out)
• Facilitar o aumento de PMEs europeias em fase de arranque através da redução das barreiras existentes ao crescimento.
• Reduzir as barreiras ao financiamento de fontes públicas e privadas através de formação a empreendedores, start-ups, scale-ups e PMEs sobre como captar financiamento público e privado
• Auxiliar na pesquisa de financiamento de start-ups através da criação de estruturas de apoio inovadoras.
Resultados Atingidos:
• Incubação de 20 empreendedores e start-ups nos Hubs de Coimbra e Tallinn com a oferta de modulos de formação em empreendedorismo e inovação.
• Criação de 5 start-ups nos setores espaciais ou que utilizem recursos do setor espacial para oferecer serviços ou produtos a setores não espaciais, através dos novos Programas de Incubação Go2Space-HUBs.
• Aceleração de 20 start-ups e scale-ups no Hub de Madrid.
• Apoio em candidaturas a financiamento Europeu às PMEs europeias participantes no programa de incubação e aceleração.
• Formação a empreendedores, start-ups, scale-ups e PMEs sobre captação de financiamento público e privado europeu, através módulos de pesquisa de financiamento.