IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes reforça compromisso com o Pacto para a Economia Circular da Região Centro

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes reforça compromisso com o Pacto para a Economia Circular da Região Centro
Geral
 
Click here for the English version. 


O Instituto Pedro Nunes (IPN) formalizou a adesão ao Pacto para a Economia Circular no Centro, uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro). O Pacto visa dar visibilidade às iniciativas regionais já em curso no domínio da economia circular, promovendo simultaneamente a partilha de conhecimento e o reforço da cooperação entre os diversos agentes do território.

No biénio 2026-2027, o IPN integrará três Comunidades de Prática do Pacto: Investigação Científica e Tecnológica, Educação e Capacitação, e Consumo Responsável, Sensibilização e Envolvimento Social.


A participação nestas comunidades permitirá ao IPN aprofundar o seu contributo para a circularidade através das seguintes ações:
  • Divulgação de resultados e boas práticas de mais de 10 projetos de I&DT atualmente em curso com parceiros nacionais e internacionais. Estes projetos abordam temas como: valorização de resíduos fotovoltaicos; desenvolvimento de alternativas sustentáveis e seguras ao plástico no quotidiano; valorização de resíduos de construção e demolição através de impressão 3D; criação de novos componentes e tecnologias de base renovável para a indústria automóvel, ente outros.
  • Promoção das atividades do projeto DESCARBONIZA, financiado pelo PT2030, que apoia a transição do setor agroalimentar para um modelo neutro em carbono e circular. O projeto visa capacitar as empresas do setor para melhorar o seu desempenho ambiental e energético, contribuindo de forma significativa para a descarbonização.
  • Proporcionar um mercado de produtos locais de circuito curto, como oportunidade de melhorar a conciliação entre vida pessoal e profissional trazendo o mercado ao IPN, permitindo fazer algumas compras a partir do local de trabalho e simultaneamente promover os circuitos curtos de comercialização de produção e produtos locais de qualidade em proximidade, favorecendo a sustentabilidade da produção e vendedores do concelho de Coimbra: GOLDEN CAP, VERDES DO MONDEGO, SUPER LOCAL, QUINTA DO ZORRO, IDEIAS GOURMET.
Com esta adesão, o IPN reafirma o seu compromisso em promover a transição para uma economia mais circular, colaborativa e sustentável numa lógica colaborativa com as empresas promovendo a inovação como motor da competitividade. 

Data

4 de Fevereiro de 2026

Partilhar