Click
here for the English version.
A edição 2025 do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica terá início no mês de junho, e resulta de uma ação conjunta entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a NOVA Medical School (NMS). Este curso tem como objetivo capacitar alunos a adquirirem ou melhorarem as suas competências técnicas em imagiologia por ultrassons.
As candidaturas estão abertas de 7 a 22 de abril em
https://www.uc.pt/ucd/cursos/cursos-com-candidaturas-abertas/training-course-in-clinical-abdominal-ultrasound-trainr4u-2024-25/
O curso destina-se a médicos ou alunos de medicina, com interesse em adquirirem conhecimento, competências técnicas e experiência na utilização de ecógrafo e sondas; na identificação de patologias, através de imagens ecográficas; e na prática de obtenção de imagens ecográficas na região abdominal, incorporando os conhecimentos adquiridos na prática clínica.
O curso de formação tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online assíncronos e 10 horas de sessões práticas presenciais ministradas por docentes especialistas em radiologia das instituições parceiras.
A formação em Coimbra irá decorrer nas seguintes datas:
- Online: de 2 de junho a 3 de julho de 2025
- Aulas práticas presenciais: 9 a 11 de julho de 2025
A formação em Lisboa irá decorrer nas seguintes datas:
- Online: de 2 de junho a 3 de julho de 2025
- Aulas práticas presenciais: 8-11 de julho de 2025
As sessões práticas incluem demonstrações de ecografia abdominal, com recurso a ferramenta robótica de tele-ecografia e exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo. No final do curso de formação, os estudantes aprovados poderão requerer um certificado emitido pela Universidade de Coimbra.
O curso tem um custo de 200€ para os participantes elegíveis. Existe um número limitado de vagas. A língua oficial do curso é o inglês.
O projeto TrainR4U, liderado pelo Instituto Pedro Nunes (Portugal), é composto pela Universidade de Coimbra (Portugal), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, NOVA Medical School (Portugal), Parc Sanitari Sant Joan de Déu (Espanha), Fundacion Joan de Déu (Espanha), Medical University of Lodz (Polónia), Tecnalia Research & Innovation (Espanha) e Sensing Future Technologies (Portugal).