IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes no TOP 10 das melhores incubadoras do Mundo

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes no TOP 10 das melhores incubadoras do Mundo
Incubadora
Notas de Imprensa
Prémios IPN
 
A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora) encontra-se no top dez das Melhores Incubadoras do Mundo, na categoria University Business Incubators. É a única portuguesa na lista. O ranking, correspondente ao biénio 2021-2022, é conduzido pela UBI Global, uma entidade sueca de investigação e consultoria, reconhecida por avaliar e reunir as melhores incubadoras a nível mundial.

O Instituto Pedro Nunes, mantém e consolida assim a posição como uma das dez Melhores Incubadoras do Mundo promovidas por universidades, que havia alcançado em edições anteriores do mesmo ranking, o último dos quais publicado em 2019.

A classificação atribuída resulta de um estudo comparativo, o UBI World Benchmark Study 2021-2022, que selecionou 109 programas de incubação e aceleração de um universo de 1895 programas, localizados em 56 países, com o objetivo de destacar e apresentar o desenvolvimento da indústria de incubação, bem como mostrar as suas tendências em tecnologia e o impacto no ecossistema das startups e na economia. O ranking da UBI Global é construído a partir da análise de 21 indicadores-chave de desempenho, como Desenvolvimento da Economia, Retenção de Talento, Acesso a Fundos, acesso a redes de parceiros nacionais e internacionais, entre outros.


“Ser reconhecido como um dos dez melhores programas de Incubação de Empresas Universitárias no mundo tem um significado muito importante para toda a nossa equipa, a nossa Universidade e, é claro, os nossos empreendedores, porque são as verdadeiras estrelas e os principais responsáveis por isso. É uma honra, de facto, fazer parte deste grupo exclusivo de incubadoras incríveis em todo o mundo e ter a oportunidade de partilhar experiências e aprender com todas elas. O benchmark feito pela UBI Global é uma ferramenta essencial para ajudar a avaliar e continuar a melhorar permanentemente o nosso programa", afirma Paulo Santos, Diretor Executivo da IPN-Incubadora.

Também para João Gabriel Silva, Presidente do IPN e da IPN-Incubadora, “a atribuição desta distinção, mais uma vez, comprova que apoiar o desenvolvimento de projetos altamente diferenciados, muitos provindos de conhecimento gerado na Universidade de Coimbra, mas também com outras origens locais, nacionais e internacionais, é uma estratégia vencedora, não só para nós, mas também para a cidade - região de Coimbra e para o país. É uma honra e uma responsabilidade ver o nosso esforço ser reconhecido, consistentemente, neste ranking”.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, considera ser "um grande orgulho para a Universidade de Coimbra que a sua incubadora atinja um patamar tão elevado no panorama mundial dos programas de incubação, especificamente no grupo das incubadoras universitárias, o que mostra que o conhecimento gerado na UC, que o IPN canaliza para o tecido económico, é de valia mundial."

Pela Incubadora do IPN, que já apoiou o nascimento e desenvolvimento de mais de 400 empresas de base tecnológica desde 1995, já passaram algumas das mais destacadas empresas tecnológicas de Portugal, como a FEEDZAI, a Critical Software, a WIT Software, a Crioestaminal, a Active Space Technologies ou a Take the Wind, entre muitas outras referências do panorama empreendedor português nos últimos 25 anos. Além da Universidade de Coimbra, também o Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra são parceiros da Incubadora do IPN.

Este nível de desempenho converte o IPN numa entidade de referência europeia no apoio a empreendedores tecnológicos e atraiu, por exemplo, o interesse da ESA — Agência Espacial Europeia, que, desde 2014, lhe confiou a criação e gestão do seu programa de incubação e empreendedorismo baseado em tecnologias espaciais no nosso país, o ESA BIC Portugal. 

Data

14 de Fevereiro de 2023

Partilhar