A integração de edge computing, conetividade 5G avançada e processamento descentralizado impulsiona a generalização de ecossistemas edge privados capazes de remodelar vários setores da indústria. No entanto, a libertação de todo o potencial da gestão inteligente requer esforços concertados no desenvolvimento de plataformas e colaboração intersectorial.
O COP-PILOT desenvolve uma estrutura de Plataforma Aberta Colaborativa voltada para a orquestração de serviços ponta-a-ponta em diversos domínios industriais.
Ao criar uma plataforma aberta, o COP-PILOT oferece uma solução flexível, projetada para gerenciar efetivamente diferentes setores industriais, garantindo recursos robustos de segurança, automação e inteligência.
Além disso, o COP-PILOT potencializa o desenvolvimento de aplicações avançadas intersetoriais, oferecendo suporte para serviços de rede de ponta, permitindo assim maior segurança, gestão de recursos e capacidades de automação.
A estratégia de implementação gira em torno de duas direções principais: a implementação da plataforma e a integração em ambientes reais. Para a primeira, o COP-PILOT adota uma abordagem modular de orquestração, simplificando a integração de aplicações complexas por meio de uma interface de IA generativa amigável ao utilizador.
Em termos de integração em ambientes reais, a plataforma é implementada em quatro grandes clusters de testes, abrangendo uma ampla gama de paradigmas edge. Esses casos de uso incluem os setores de energia, cidades inteligentes, agricultura e manufatura , promovendo o desenvolvimento de aplicações intersetoriais em mobilidade, logística e gestão de recursos."
OBjetivos Esperados:
Objetivo 1: Projetar e implementar uma plataforma aberta de orquestração em múltiplas camadas para a implementação e gestão em tempo de execução de aplicações colaborativas, em domínios heterogéneos e múltiplos setores distribuídos;
Objetivo 2: Desenvolver extensões inteligentes baseadas em IA para (i) reduzir drasticamente o tempo e a complexidade de integração de serviços em larga escala, utilizando uma interface de utilizador (UI) multimodal baseada em LLMs, e (ii) associar automaticamente os SLAs dos serviços dos utilizadores finais com cadeias de serviços da plataforma, que garantam esses SLAs por meio da tríade de Previsão Inteligente, Invocação Automática e Atuação Segura .
Objetivo 3: Desenvolver uma ferramenta de "Piloto Automático" para o continuum computacional IoT-to-edge-to-core, permitindo que proprietários de infraestrutura e fornecedores de serviços (i) registem facilmente novos (conjuntos de) domínios, (ii) automatizem o processo de expansão da plataforma, (iii) declarem recursos de domínio (incluindo dispositivos IoT e swarms) e serviços (incluindo serviços de gestão de dados IoT), (iv) conectem os domínios ao tecido de integração segura e (v) utilizem políticas declarativas para associar serviços e recursos a partes confiáveis elegíveis para consumi-los.
Objetivo 4: Criar clusters de testes em larga escala que sirvam como base para a integração da framework da plataforma e a interconexão de casos de uso piloto, incluindo infraestruturas e serviços de terceiros.
Objetivo 5: Demonstrar casos de uso piloto emergentes em setores industriais estratégicos (incluindo soluções de terceiros) que destaquem cenários de colaboração intersetorial, gestão inteligente de recursos em ambientes heterogéneos e maior confiabilidade, verificável por meio de KPIs técnicos específicos.
Objetivo 6: Analisar e validar os potenciais de mercado e o impacto da plataforma COP-PILOT quer na sustentabilidade, quer em setores estratégicos visados pelos casos de uso piloto.
Objetivo 7: Maximizar o impacto e a adoção do COP-PILOT por meio de ações específicas de padronização e disseminação.