Healthy and Active Ageing Bootcamp (HAA) promove a criação e validação de novos serviços, produtos na área da longevidade e do envelhecimento activo.
O envelhecimento da população na Europa oferece novos desafios ao desenvolvimento de produtos. Estes desafios não estão a ser totalmente enfrentados por startups, uma vez que não conseguem captar as necessidades não satisfeitas, ou abordá-las com um preconceito em relação aos grupos-alvo (séniores/ idosos).
O objectivo principal será apoiar a transformação do conhecimento científico em serviços e produtos que criem valor para a sociedade: reduzindo as barreiras existentes e facilitando o acesso a mercados e conhecimentos chave.
O HAA Bootcamp oferecerá apoio dedicado e prático a 10 equipas seleccionadas, impulsionando o seu potencial de inovação através de ferramentas práticas na validação de produtos. As actividades são concebidas para apoiar tanto a validação técnica como empresarial, oferecendo ao mesmo tempo acesso a formação, validação por utilizadores finais, tutoria por especialistas da área, e contacto com empresas e investidores por forma a gerar oportunidades de negócio.
HAA ofereceu uma jornada de 4 meses dividida em 4 etapas principais:
1. Etapa de selecção: um controlo cuidadoso que inclui as partes interessadas/peritos do Conselho Consultivo (BoA), para assegurar a selecção de um grupo equilibrado de até 10 equipas com soluções específicas e o esforço de escalonamento;
2. Fase de preparação: Mentoria online e material de preparação para assegurar que cada participante está "actualizado" e compreende a linha temporal, os objectivos e a carga de trabalho;
3. Duas semanas de formação intensiva e validação:
• Módulo de Formação 1: Módulo de Formação Empresarial - Dublin
Oferece formação empresarial personalizada às empresas seleccionadas, lidando com questões específicas e exemplos do mercado da longevidade;
• Módulo de Formação 2: Módulo de Validação - Lodz
A MUL irá concentrar-se na validação com grupos-alvo de utilizadores que lidam com as necessidades dos utilizadores, interacções e o desafio adicional da linguagem polaca.
4. Formação, envolvimento dos interessados em Portugal + EIT Health Roadshow:
• Módulo de Formação 3: Módulo de Comercialização - Madrid/Coimbra
A última fase centra-se na certificação, no processo de comercialização e no contacto com as partes interessadas para estabelecer parcerias e ligações comerciais. O evento final permitirá às equipas mostrar a sua solução a potenciais compradores, investidores e parceiros.
Após o programa, as equipas estavam preparadas para o EIT Health Roadshow comum.
O programa foi concebido com 6 WP's, a fim de maximizar o resultado dos 3 módulos de formação, que são centrais, mas são precedidos por um mentor dedicado.
Atingido assim os seguintes resultados:
• 10 Start-ups apoiadas durante o Bootcamp;
• 10 soluções validadas por end-users durante o Bootcamp.