São muitos os casos de pessoas com mais de 50 anos de idade que enfrentam problemas de (re)inserção no mercado de trabalho, ou que estão altamente desmotivadas com o seu atual enquadramento profissional. Isto acontece numa sociedade em que o índice de envelhecimento cresce de forma sustentada, num cenário que não se antecipa como reversível. Assim, mais do que tentar travar o envelhecimento populacional, procuramos encontrar as oportunidades que lhe estão associadas.
Acreditamos que o empreendedorismo pode ser uma parte da solução para este cenário, já que a experiência e o conhecimento acumulados ao longo da vida podem ser geradores de novos negócios. O empreendedorismo tardio pode também ajudar pessoas mais experientes a assumirem de novo as rédeas da sua vida, rejeitando assim desvalorizações impostas por outros.
O projeto Fator C’Idade - Empreendedorismo Sénior e de Impacto, propõe a criação de uma incubadora que, a partir de Coimbra vai: apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio promovidas por pessoas com mais de 50 anos; estimular iniciativas sociais e de cidadania que visem o envelhecimento ativo e saudável; e consolidar negócios focados na economia da longevidade, ou seja, no desenvolvimento de soluções inovadoras destinadas aos mais velhos.
O projeto Fator C’Idade tem como missão promover o empreendedorismo sénior e de impacto a partir da cidade de Coimbra, com base nas capacidades e motivações individuais dos participantes e no seu trabalho em equipas diversificadas e intergeracionais, tirando partido das competências e instituições da região, através de um projeto apoiado no ecossistema local de inovação e de impacto. Propomos a criação de uma incubadora que, a partir de Coimbra, vai:
• apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio promovidas por pessoas com mais de 50 anos,
• estimular iniciativas sociais e de cidadania que visem o envelhecimento ativo e saudável,
• e consolidar negócios inovadores focados na economia da longevidade, ou seja, pelo desenvolvimento de produtos e serviços inovadores destinados à população mais velha.
Para isso, desenvolvemos um plano de trabalho a 3 anos, que envolve eventos de aceleração, programas de capacitação e contratos de incubação. Tudo isto em paralelo com momentos de mentoria, networking, financiamento e divulgação.
Tem como objetivos:
- Valorizar a experiência das pessoas mais velhas, por via do empreendedorismo;
- Combater o idadismo;
- Contribuir para uma mudança de perspectiva, no sentido de detetar as oportunidades associadas ao envelhecimento da população e não apenas as ameaças;
- Promover o trabalho em equipas diversas e intergeracionais, tornando as comunidades mais inclusivas;
- Reconhecer e divulgar histórias de superação pessoal e profissional, como forma de inspiração a outras pessoas mais velhas;
- Contribuir para o desenvolvimento económico e social
- Tornar o Fator C’Idade um caso de estudo a nível internacional
O Fator C’Idade apresenta, assim, uma proposta de intervenção que tem como base a sólida experiência prática e conhecimento científico nestas áreas por parte dos recursos humanos afetos e das entidades parceiras, com base numa parceria competente e complementar.
Pretende assim abranger 243 pessoas durante a execução do projeto, envolver 7 instituições em projetos de inovação e experimentação social e apresentar 24 processos de incubação, aceleração e capacitação.