UMBRELLA é uma abordagem holística para avançar, redefinir e estabelecer referências no percurso geral de cuidados ao AVC, estabelecendo novos e melhores padrões de cuidados em termos de prevenção primária e secundária, acesso rápido a tratamentos, diagnóstico precoce e preciso, estratificação, gestão e monitorização em tempo real, identificação de alvos terapêuticos, reabilitação, prevenção de recorrências de AVC e eventos cardiovasculares relacionados. Esta abordagem inovadora transformará os sistemas de saúde, melhorando e harmonizando os fluxos de trabalho dos profissionais de forma mais centrada no paciente, digitalizada e comunicativa. Este projeto prentende revolucionar o tratamento do AVC, implementando uma abordagem abrangente que aborda as lacunas ao longo de todo o percurso da via de cuidados ao AVC.
O projeto UMBRELLA irá criar uma plataforma de dados federada (U-platform) onde algoritmos de IA baseados em Real World Data poderão ser criados e validados localmente, para avançar no diagnóstico personalizado, previsão de risco e decisões de tratamento nas fases aguda e pós-aguda do AVC. Os algoritmos serão treinados de forma descentralizada através de uma infraestrutura de aprendizagem federada (FL-platform), que preserva a segurança e privacidade dos dados, evitando a centralização ou troca de dados entre centros, mas promovendo o treino coletivo de modelos de IA. Por outro lado, serão criados e/ou implementados protocolos e procedimentos padronizados de gestão do AVC nos centros participantes, incluindo o uso validado de tecnologias digitais avançadas como soluções para facilitar a recolha e visualização de dados, envolvimento do paciente, monitorização, integração de resultados e tomada de decisão ao longo de todo o percurso de cuidados ao AVC.
Foram definidos seis objetivos específicos (OBs) para alcançar o principal objetivo do projeto. Medidas de Sucesso (MoS) e Key Performance Indicators (KPIs) foram identificados para cada objetivo, os quais serão usados para monitorar e avaliar o progresso ao longo da duração do projeto.
OB1. Integrar, harmonizar e padronizar de forma descentralizada a recolha de dados locais, retrospectivos e prospectivos, bem como os protocolos e procedimentos de AVC ao longo de todo o percurso de cuidados.
OB2. Construir e melhorar uma plataforma multi-country de Real World Evidence (U-platform) que permita a criação e validação local de modelos de IA confiáveis para avançar no diagnóstico personalizado, previsão de risco e tomada de decisão no AVC.
OB3. Implementar e explorar uma estrutura de Federated Learning (FL-platform) que permita o treino dos modelos de IA da U-platform entre vários centros, preservando a segurança e privacidade dos dados.
OB4. Melhorar os resultados dos pacientes com AVC e a comunicação entre silos interoperáveis através de tecnologias digitais inovadoras para o envolvimento do paciente, monitorização em tempo real, visualização de dados e apoio à tomada de decisão.
OB5. Desenvolver um plano para conformidade regulamentar e futura certificação dos casos de gestão de AVC melhorados selecionados e da plataforma FL-UMBELLA.
OB6. Desenvolver um plano para a sustentabilidade e exploração a longo prazo dos avanços do UMBRELLA nos cuidados ao AVC, bem como um plano de disseminação.