O projeto visa melhorar a operacionalidade e o desempenho dos Centros de Formação em Segurança Marítima (MSTCs) no território Atlântico, permitindo que as empresas desenvolvam soluções baseadas em tecnologias emergentes para as necessidades dos MSTCs no campo da simulação, baseados em sistemas de formação para operações de segurança marítima. Tal irá melhorar a capacidade do Espaço Atlântico,a sua preparação, resiliência e resposta a incidentes marítimos e emergências nas águas atlânticas, ao mesmo tempo que promove a inovação e o crescimento sustentável dos negócios.
O objetivo geral da AT-VIRTUAL é acelerar a digitalização de MSTCs no Espaço Atlântico, através da introdução de novas tecnologias emergentes relacionadas à Indústria 4.0 (I4.0) (Internet das Coisas, Big Data / Data Analytics e Tecnologias de Visão) na simulação - sistemas de formação baseados em dados.
Transformar os MSTCs em locais de teste, pilotagem e demonstração de soluções de tecnologia para necessidades comuns identificadas no Espaço Atlântico. O processo de digitalização será realizado através de um processo de hibridização colaborativa, facilitando a cooperação entre 3 MSTCs e startups que atuarão como facilitadores digitais, apoiados por uma entidade de investigação aplicada e especialistas em I4.0.
Será desenvolvida uma nova plataforma avançada, que estará pronta para ser transferida após o projeto para favorecer os processos de digitalização em novas organizações e áreas fora do Espaço Atlântico.
AT-VIRTUAL terá impacto na situação atual, permitindo aos MSTCs adotarem soluções que exploram todo o potencial das tecnologias mais recentes; o desenvolvimento de novos campos profissionais; e uma força de trabalho bem treinada e atualizada, permitindo que o setor se torne mais seguro, eficiente e sustentável. Além disso, irá contribuir para a consolidação de negócios e startups ao promover a implantação de um mercado I4.0 com potencial ainda pouco explorado, colaborando para acelerar o crescimento inteligente e a inovação no Espaço Atlântico.