IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Safetydesk
Smart Toxicological Analysis of Chemical Substances

Desafio

Um consumidor é exposto diariamente a centenas de substâncias químicas usadas na formulação de uma multiplicidade de produtos, desde os produtos cosméticos e de higiene pessoal aos produtos de limpeza, e até mesmo na alimentação. A natureza ubíqua destas substâncias e a sua ampla utilização, determina a observância de estritos requisitos regulamentares no momento da sua aprovação.

Assim, é exigido às empresas que fabricam ou utilizam substâncias químicas nos seus produtos finais, a realização das respetivas análises toxicológicas. Atualmente, estas são realizadas de forma manual por Avaliadores de Segurança, os quais recorrem a diversas fontes para inequivocamente identificar, caracterizar e atestar a conformidade regulamentar de cada substância química em análise. A realização de um Perfil Toxicológico pode mesmo exigir a consulta de centenas de páginas de informação.

Assim, identificamos a oportunidade de introdução de uma solução disruptiva, capaz de melhorar a eficiência deste processo.

Solução / Objetivo Principal

O projeto SafetyDesk surge em resposta a esta oportunidade, tirando partido dos avanços mais recentes a nível de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural. Pretende-se alcançar a automatização dos processos de pesquisa e recolha de dados em múltiplas fontes de informação, assim como dos processos de análise dessa informação e extração de dados relevantes, e acelerar consideravelmente a tarefa de construção do perfil toxicológico através da introdução de um assistente virtual inteligente, capaz de sugerir textos a incluir nesse perfil, com um elevado nível de qualidade técnico, gerados através de técnicas avançadas de “data-to-text” com base nos dados recolhidos e processados de forma automática. A construção do perfil toxicológico com o apoio de um assistente inteligente, pretende também garantir a inclusão de quaisquer dados relevantes à análise toxicológica, assegurando os mais elevados e incontornáveis padrões de qualidade.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Disseminação dos resultados do projeto em eventos relevantes.Disseminação dos resultados do projeto em eventos relevantes.s esperados:
• Investigar e desenvolver uma solução que diminua o tempo de elaboração de análises toxicológicas de substâncias químicas em pelo menos 70%;

• Implementar técnicas de Inteligência Artificial, designadamente Processamento de Linguagem Natural e Aprendizagem Computacional que permitam à solução efetuar recomendações de textos a usar pelo Avaliador de Segurança.

Objetivos Atingidos:
• Criação de um protótipo de uma solução inovadora para acelerar a elaboração de análises toxicológicas de substâncias químicas;

• Investigação e implementação de técnicas avançadas de Inteligência Artificial, como Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machine Learning destinadas a produzir recomendações automáticas de textos relevantes para auxiliar o trabalho do Avaliador de Segurança, otimizando a tomada de decisões;

• Disseminação dos resultados do projeto em eventos relevantes.

Referência do projeto

CENTRO-01-0247-FEDER-113485

Financiamento


Região de Intervenção

Centro (100%)

Investimento Total

411.349,84

Investimento do IPN

138.090,33

Elegível Total

406.765,86

Elegível do IPN

134.881,77

Apoio Financeiro da UE - Total

FEDER - 297.988,72

Apoio Financeiro da UE – IPN

FEDER - 101.161,33

Duração

25 Meses

Data de Início

2021-06-01

Data de Fim

2023-06-30

Data de Aprovação

2021-03-26

Consórcio

Talent Ingredient 
Instituto Pedro Nunes 
Universidade de Coimbra

Palavras-chave

Substância Química;
Toxicologia;
Análise Toxicológica;
Segurança;
Inteligência Artificial;
Aprendizagem Computacional;
Processamento de Linguagem Natural;
Utomatização.