O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, é um vírus que, normalmente, afeta o sistema respiratório. Devido ao aumento exponencial do número de casos infetados, e à limitação da informação sobre características clínicas dos doentes, no processo de admissão, tratamento e readmissão, nem sempre é fácil garantir um fluxo constante de partilha de informação clínica.
Este projeto teve como objetivo desenvolver um modelo holístico e interoperável, entre sistemas, que permita um fluxo constante de partilha de informação clínica em três cenários: Respond, Recover e Thrive. Estes cenários, visam dotar as unidades hospitalares de um sistema holístico que permita um serviço mais eficaz, ágil e inovador na resposta inicial a novos focos de contágio, durante o tratamento de doentes infetados e na readmissão de doentes com novos sintomas de Covid-19 ou comorbidades associadas.
Os resultados esperados e atingidos pelo projeto passaram pelo desenvolvimento de um modelo que irá integrar os três cenários acima identificados, designado por Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE).