A Agenda Drivolution surge com o objetivo de promover a criação de um modelo de Fábrica do Futuro, assente em ações capazes de dar resposta aos desafios subjacentes à transição energética e à transformação digital no setor automóvel permitindo criar as bases para um crescimento inteligente, sustentável, inclusivo e resiliente.De forma, a criar o modelo de fábrica pretendido esta Agenda foi desenhada com base em 5 linhas de ação fundamentais (pilares estratégicos):
1) Digitalização;
2) Indústria 5.0;
3) Segurança e Ergonomia;
4) Materiais;
5) Capacitação especializada e digital.
Esta Agenda é constituida por 21 sub-projetos que surgem no sentido de alcançar inovação em cada linha de ação, promovendo a criação de novos processos e produtos que terão um impacto relevante na economia nacional. Para o desenvolvimento dos avanços pretendidos esta Agenda integra um total de 38 entidades, 19 empresas e 19 entidades do sistema científico tecnológico nacional, com conhecimento e experiência no setor automóvel. Os sub-projetos contribuem de forma integrada para desenvolver doze produtos, processos e/ou soluções (PPS):
PPS 1 – New Car Seats
PPS 2 – Lighter Cable System
PPS 3 – Pneumatic Lumbar Adjustment System
PPS 4 – Automatic Defects Detection System
PPS 5 – Self-Adaptive and Sensorial Coatings
PPS 6 – New Multifunctional Plastic Components
PPS 7 – Digital Lean Manufacturing Platform
PPS 8 – Software to Support Drones for Indoor and Outdoor Inventory Operations
PPS 9 – New Ventilators for Electric Cars
PPS 10 – New Components for Electric AGVs for Heavy Loads
PPS 11 – Recycled Batteries
PPS 12 – Cabling System for Signal, Data and Power Transmission
Atuando em pilares estratégicos para o setor automóvel, esta visão estratégica visa acelerar a transição digital da indústria, fortalecendo sua competitividade no mercado global.
Esta iniciativa surge da necessidade de adequar as fábricas às novas tecnologias e aos novos métodos de produção, subjacentes à atual transição energética e à transformação digital no setor automóvel. O projeto irá permitir a criação das bases necessárias para um crescimento inteligente, sustentável, inclusivo e resiliente num dos setores mais importantes da economia portuguesa.