DOROTHY tem como principal missão melhorar o processo de distribuição de bens urbanos, através da redução do número de veículos e reforço das normas ambientais. O projeto irá ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades europeias.
Ao usar a abordagem de aglomeração em torno da inovação, o projeto DOROTHY visa desenvolver o potencial de inovação e investigação na logística urbana em nas regiões europeias: Toscana (Itália), Valencia (Espanha), Lisboa e Vale do Tejo (Portugal) e Oltenia (Roménia).
Este cluster regional de investigação promove a criação de um cluster em cada uma das outras três regiões participantes. O projeto DOROTHY irá contribuir para aumentar a competitividade de todos os clusters e fortalecer seu foco em áreas tecnológicas avançadas com um elevado potencial de inovação.
Reforço dos clusters de investigação e desenvolvimento das capacidades (R&D) contribui para o desenvolvimento regional das estratégias de especialização inteligente usando tecnologias eficientes em termos de recursos. Áreas de intervenção gama de eMobilidade para componentes automotivos, por meio de tecnologias de Informação e Comunicação(TIC). O cluster incidirá sobre novos desenvolvimentos e sobre a eventual criação de nichos de especialização.
DOROTHY é a sigla de "Desenvolvimento de agregados regionais para a investigação e implementação da logística urbana amiga do ambiente" e é financiado pelo Programme Regions of Knowledge.
Em atualização