O IPN participa no projeto I9Kiwi que pretende melhorar a competitividade do país incidindo exclusivamente em atividades de produção primária no sector do kiwi através de diversas tipologias de inovação, nomeadamente inovação de produtos e processos. O I9Kiwi reúne as competências necessárias para suprir lacunas evidentes no setor fitossanitário e na qualidade e diversidade de cultivares e do pólen, associadas a elevados custos de produção. O IPN participa no projeto I9Kiwi que pretende melhorar a competitividade do país incidindo exclusivamente em atividades de produção primária no sector do kiwi através de diversas tipologias de inovação, nomeadamente inovação de produtos e processos. O I9Kiwi reúne as competências necessárias para suprir lacunas evidentes no setor fitossanitário e na qualidade e diversidade de cultivares e do pólen, associadas a elevados custos de produção. (Actinidia sp.) é uma importante atividade económica em diversos países, tendo apresentado uma expansão mundial nos últimos anos. Em Portugal, foi a partir da década de 1990 que a produção de kiwi se começou a desenvolver graças ao valor comercial da fruta associado ao baixo custo de produção. Os investimentos têm aumentado nos últimos anos, traduzindo-se num aumento notável da exportação, tendo sido atingido o valor máximo de 13 kton em 2013, equivalendo a 11 M€. Embora se continuem a verificar fortes investimentos, tendo a área de produção aumentado em 1/3 nos últimos anos, a produtividade tem diminuído, sendo a infeção pela bactéria Pseudomonas syringae pv. actinidiae (Psa) o principal responsável.
Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2021 o i9kiwi organizou o seu congresso final sobre o “Desenvolvimento de estratégias que visem a sustentabilidade da fileira do kiwi através da criação de um produto de valor acrescentado”.
Este congresso serviu de plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e para a partilha de conhecimentos técnicos obtidos no decurso das atividades do Grupo Operacional.