IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2025/CON22

Referência

IPN/LIS/2025/CON22

Unidade

Laboratório de Informática e Sistemas

Área Científica

Engenharia Electrotécnica e Informática

Local de Realização

Instituto Pedro Nunes

Documentos

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Orientador

Paulo Rupino da Cunha

Instituição do orientador

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Categoria do orientador

Professor associado com agregação

Objetivos

A integração de data pipelines nos tradicionais modelos de processos de negócio é cada vez mais importante, numa era de crescimento do uso da inteligência artificial para automatizar as decisões. No entanto, as mais populares formas de representação de processos, por exemplo, Business Process Model and Notation (BPMN), Event-driven Process Chains (EPC), ou Archimate têm um suporte muito limitado para a camada de dados. Esta investigação visa desenvolver e avaliar uma nova notação para representar todo o ciclo de vida dos dados em processos de negócio.

Tema do plano de trabalhos

Estudo e integração de pipelines de engenharia e ciência de dados e criação de exemplos

Plano de trabalhos

O plano de trabalhos consiste em 5 fases:

- Revisão da literatura
- Análise dos mecanismos de extensão disponíveis em notações standard (ex.: BPMN, Archimate) e técnicas alternativas de modelação
- Desenvolvimento
- Avaliação da eficácia e usabilidade da notação
- Escrita de artigo científico

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

1040.98 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

Mensal

Duração

6 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

Estudantes de mestrado, mestrado integrado, ou de outros cursos não conferentes de grau, na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Engenharia Informática ou áreas afins.

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Data de anúncio

2025-08-22

Data de início para entrega de candidaturas

2025-09-06

Data limite para entrega de candidaturas

2025-09-19