IPN - Instituto Pedro Nunes

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Hotelcracy Apps
Sistema integrado de serviços para o setor do alojamento

Desafio

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) ocupam, há já mais de duas décadas, um lugar de destaque na gestão de unidades hoteleiras e similares, sobretudo através do uso de sistemas Enterprise Resource Planning (ERPs) especializados e setoriais, frequentemente denominados Property Management System (PMS). Porém têm sido identificadas limitações destes sistemas informáticos no suporte a todos os processos do negócio do alojamento e no acompanhamento de novas necessidades no mercado de forma rápida e ágil. Em resposta a estas limitações, as empresas do setor hoteleiro têm adotado um número crescente de soluções específicas complementares, cuja integração com as existentes nem sempre está assegurada. Tal falta de integração da informação e dos processos reflete-se na perda de competitividade, da ineficiência de execução de determinadas operações e na falta de acesso a dados globais agregados em tempo-real. Acrescem as dificuldades de integração inter-organizacional, muito em especial com as agências de viagens, num negócio que é essencialmente interterritorial na sua distribuição e dependente de trocas de informação rápidas, fiáveis e seguras que permitam a promoção e comercialização em diferentes pontos de venda.

Solução / Objetivo Principal

Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

O projeto Hotelcracy Apps teve como objetivo criar um sistema Software-as-a-Service para permitir a um hoteleiro selecionar um conjunto de soluções cloud best-of-breed de terceiros e integrá-las, de forma transparente, sob uma interface homogénea que uniformiza a experiência de utilização e abstrai da complexidade subjacente. As várias soluções a integrar serão escolhidas de um Marketplace, podendo ser trocadas individualmente sempre que as necessidades de negócio assim o ditem, garantindo-se a migração de toda a informação.

Atuando como um broker entre soluções para a área hoteleira e seus utilizadores, e não como mais um fornecedor de uma aplicação para este mercado, o sistema proposto  reforçada sempre que novas aplicações para alojamento e viagens surjam ou evoluam.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Resultados esperados:
• Investigação, desenvolvimento e validação de uma solução destinada a servir de broker aos diversos stakeholders da área hoteleira;

• Publicação de resultados científicos do projeto em revistas ou conferências científicas de relevo.

Resultados atingidos:
• Desenvolvimento e validação em contexto piloto de um sistema Software-as-a-Service que atua como broker entre soluções para a área hoteleira e os seus stakeholders;

• Publicação e apresentação do artigo científico “A Cloud Service Integration Architecture for the Hospitality Sector” na “28th International Conference on Information Systems Development (ISD2019)”;

• Publicação de 3 teses de Mestrado por alunos de Mestrado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Referência do projeto

CENTRO-01-0247-FEDER-017692

Financiamento


Região de Intervenção

Centro (100%)

Investimento Total

658.690,52

Investimento do IPN

292.940,11

Elegível Total

656.841,83

Elegível do IPN

291.425,12

Apoio Financeiro da UE - Total

484.191,15

Apoio Financeiro da UE – IPN

218.568,84

Duração

39 Meses

Data de Início

2016-10-01

Data de Fim

2019-12-31

Data de Aprovação

2016-11-07

Consórcio

Hotelcracy Software Lda
Instituto Pedro Nunes

Palavras-chave

Turismo;
Alojamento;
Hotel;
App;
SaaS.