As paredes exteriores representam uma parte muito significativa de todas as perdas e ganhos de calor nos edificios. Este facto poderia ser minimizado com a aplicação no exterior de materiais de isolamento tecnicamente superiores, quando comparados aos métodos de isolamento aplicados no interior.
Apesar da sua eficiência, os sistemas de isolamento externo tradicionais ainda colocam várias questões de custo ambiental e económico ao longo do seu ciclo de vida, especialmente em relação à sua durabilidade, desempenho e manutenção. Além disso, os sistemas convencionais ainda estão associados a complicados e demorados procedimentos de instalação.
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O projeto GELCLAD visou gerar um sistema competitivo e avançado de isolamento para as fachadas dos edifícios. O painel GELCLAD será um produto compósito sustentável, leve e pronto a aplicar. Será constituído por um núcleo de isolamento térmico sob a forma de um aerogel e um painel impermeabilizante de ecoWPC, tudo numa só unidade fácil de manusear e capaz de atingir uma elevada eficiência energética. Projectado especialmente para acções de renovação o painel GELCLAD destaca-se por apresentar:
• 45% de melhoria no desempenho do isolamento;
• Tempo de vida útil superior a 30 anos;
• Aplicação fácil e rápida;
• Custo/desempenho competitivo;
• Respeito pelos princípios de sustentabilidade.
Objetivos Atingidos:
O projeto alcançou diversos resultados com potencial de impacto significativo no mercado de isolamento de edifícios. Os principais resultados passiveis de exploração comercial foram:
1. Uma espuma rígida de aerogel de sílica obtido por secagem à pressão ambiente (APD) especialmente formulado com baixa condutividade térmica e capaz de ser extrudido e/ou injetado (densidade de 130 kg/m3 e uma condutividade térmica de 15 mW/mK) - processado por uma técnica inovadora de extrusão à escala piloto industrial);
2. Um painel de fachada mais ecológico feito à base de compósitos de madeira-polímero e aditivos funcionais;
3. Diferentes linhas-piloto de fabricação industrial, incluindo tecnologias avançadas de co-extrusão, co-injecção e laminação sequencial, permitindo a combinação simultânea do núcleo de aerogel funcional e do painel exterior;
4. Um painel de fachada/sistema de fachada modular com um núcleo de isolamento nanoestrututado, projetado para alcançar uma produção industrial fácil, uma instalação rápida e um alto desempenho (térmico, resistência ao fogo, etc.);
5. Módulo de ventilação adaptável e inteligente com materiais de memória de forma sensíveis ao ambiente, ajudando a controlar a ventilação dos sistemas de fachada.