O projeto GreenCOAT é sobre o desenvolvimento de revestimentos DLC inovadores de reatividade química adequada aos líquidos iônicos, esta combinação líquido iónico- -DLC leva a uma adsorção única, que será estudada in-situ, em simultâneo com o estudo tribológico, para estabelecer a cinética de adsorção dos filmes, revelar os seus efeitos eletroquímicos e comportamento à tribocorrosão, posteriormente, será realizado uma caracterização detalhada (sub) nano-escala das superfícies de desgaste e por fim a validação destas interfaces à escala de sistemas hidráulicos de alta potência.
O projeto GreenCOAT teve como objetivo principal desenvolver um novo tipo de interface verde, um revestimento DLC baseado numa tecnologia inovadora de deposição que pode ser customizada para operar com líquidos iónicos, uma forma inovadora de lubrificação, amiga do ambiente, que irá cumprir as novas e duras restrições relacionadas com a emissão de gases com efeito estufa. Estas normas em breve serão aplicadas a todos os componentes mecânicos sujeitos a cargas elevadas e necessariamente lubrificados em veículos de transporte e sistemas industriais. De fato, a legislação atual em matéria de emissões da ONU, UE e nacional já restringe o uso de alguns dos principais lubrificantes de hoje, para os quais ainda não há alternativas aceitáveis disponíveis sem perda de eficiência.
Isso significa que, se um novo tipo interfaces, capazes de operar com lubrificantes que cumpram as novas normas ambientais não for desenvolvida num futuro muito próximo - antes da introdução dessas restrições mais apertadas - o desempenho de muitas máquinas se deteriorará rapidamente, levando a enormes consequências técnicas, económicas e sociais.
Resultados esperados:
Desenvolvimento de novas soluções de lubrificantes através de revestimentos e aditivos anti-desgaste verdes.
Resultados atingidos:
• Formação de tribocamada protetora através da interação dos novos revestimentos de base DLC desenvolvidos pelo IPN com os líquidos iónicos usados como aditivos anti-desgaste, num lubrificante de base bio;
• A tribocamada mostrou menos desgaste através da caraterização à nano-escala;
• Estudo do mecanismo de adsorção do líquido iónico na superfície do revestimento permitiu perceber a importância da composição química do filme fino na formação da camada protetora composta pelo lubrificante e os aditivos anti desgaste;
Desta forma, o GreenCoat contribuiu para o conhecimento de novas tecnologias de lubrificação mais verdes que poderão ser aplicadas a sistemas hidráulicos de alta potência e, consequentemente, contribuir para a redução de emissões de CO2.