Os lubrificantes sólidos têm sido conhecidos e utilizados há décadas. Têm sido particularmente bem sucedidos em várias aplicações exigentes, como na indústria aeroespacial ou em reatores nucleares. No entanto, a penetração no mercado ainda é muito limitada. Existem várias razões para isso, como a falta de experiência, a conservatividade dos produtores e os custos iniciais de produção mais elevados que limitam a produção em massa.
No entanto, o principal obstáculo é a falta de educação e formação em competências multidisciplinares necessárias para entender, melhorar e aplicar novos lubrificantes sólidos. Os processos de atrito e desgaste são extremamente complexos e apenas a sinergia entre desenvolvimento experimental e simulações pode superar as limitações existentes. Outro obstáculo é a abordagem tradicional "fix-it" ainda amplamente utilizada na engenharia de superfícies. Os lubrificantes sólidos devem entrar no processo de projeto de um sistema mecânico para demonstrar o benefício total.
O programa SOLUTION teve a seguinte ambição:
• Demonstrar a capacidade preditiva das modernas técnicas de simulação multi-escala para desenvolver lubrificantes sólidos com melhores propriedades. Uma estreita interação de simulações teóricas e a validação experimental em diferentes escalas será alcançada através de uma formação académica multidisciplinar;
• Projetar e fabricar uma nova classe de revestimentos sólidos lubrificantes que superam as atuais soluções competitivas. Uma seleção de casos de estudo industriais serão utilizados como uma excelente ferramenta para avaliar a validade do projeto baseado em simulação e fornecerão feedback valioso para toda a cadeia de desenvolvimento;
• Formar e educar uma nova geração de ESRs para lidar com uma abordagem interdisciplinar, entender as necessidades e a interdependência de toda a cadeia de fabricação e aplicar os seus conhecimentos numa escala industrial.
No projeto SOLUTION, foram atingidos os seguintes resultados:
• Upscalling do processo de deposição para revestimentos autolubrificantes contendo Dichalcogenetos de Metal de Transição e Carbono (TMD-C);
• Dois tipos de revestimentos, W-S-C e Mo-Se-C, com excelentes propriedades autolubrificantes, foram redimensionados e otimizados para deposição em condições de deposição semi-industrial;
• Análise dos mecanismos que regem o comportamento autolubrificante dos revestimentos TMD-C;
• Os resultados alcançados no IPN foram divulgados através de 10 artigos publicados;
• Os dois investigadores do IPN obtiveram o grau de doutor através deste projeto.