O projeto SUSTAINABLE PLASTICS tem como objetivo promover a transição verde da Indústria dos Plásticos para a Economia Circular e pretende ser a Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis em Portugal, capaz de alavancar a transição do setor para uma economia verdadeiramente circular.
Surge de uma iniciativa da APIP, liderada pela LOGOPLASTE INNOVATION LAB, e pretende mobilizar o setor privado, as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo para os objetivos da Economia Circular Europeia. A iniciativa assenta sobre três pilares:
i) A redução de emissões de gases com efeito de estufa (GHG);
ii) Maior eficiência de recursos;
iii) Criação de emprego.
Atendendo à complexidade da cadeia de valor da Indústria dos Plásticos, que envolve um número muito alargado de Partes Interessadas (e.x.: produtores de materiais plásticos e matérias-primas, transformadores, fabricantes de máquinas e equipamentos,brand-owners, retalhistas e distribuidores, agentes da gestão de resíduos, entre muitos outros), tornou-se essencial promover a criação de um ecossistema de inovação capaz de envolver todos estes agentes económicos, assim como os consumidores, no sentido de endereçar os desafios que a Economia Circular apresenta.
A Agenda SUSTAINABLE PLASTICS pretende mobilizar o setor privado juntamente com as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo para os objetivos da Economia Circular Europeia de redução das emissões de gases com efeitos de estufa, maior eficiência de recursos e criação de emprego. A Agenda encontra se estruturada em 7 Work Packages que, em articulação, irão promover a Transição Verde da Indústria dos Plásticos para a Economia Circular. Para tal, as atividades previstas incidem sobre 4 eixos principais, nomeadamente:
i) da Circularidade pelo Design de Material;
ii) da Circularidade pelo Design de Produto;
iii) da Circularidade pela Reciclagem;
iv) da Circularidade pelas Matérias Primas Alternativas.
O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do IPN faz parte deste consórcio e ao nível técnico, o LED&MAT tem uma forte participação em 2 dos 14 PPS (Produtos, Processo, Serviço) técnicos:
i) Embalagens recicladas e 100% recicláveis aptas para contato alimentar;
ii) Compósitos biodegradáveis derivados de resíduos de fibras.
O contributo do LED&MAT nestes dois PPS tem por base a vasta experiência e know-how, no que toca à análise e caraterização integral de novas formulações de base polimérica para posterior comparação com o que existe atualmente no mercado. Para tal, irá desenvolver conjuntamente com os parceiros de PSS, soluções integralmente recicladas para uso no domínio das embalagens alimentares, garantido a segurança da sua aplicação neste contexto.
Por outro lado, a aplicação de resinas biodegradáveis em componentes e produtos construídos com materiais compósitos é também um objetivo a atingir, garantindo-se assim em qualquer dos PPS em causa uma forte componente de sustentabilidade, num momento em que os polímeros são materiais visados devido ao seu impacto ambiental, importando, portanto, repensar toda a sua produção e aplicação, no contexto de uma Economia Verde.
A avaliação do ciclo de vida ambiental dos produtos desenvolvidos no decorrer dos PPS será também objeto de estudo nos últimos anos do projeto, a fim de aferir sobre a sustentabilidade dos mesmos, através da Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA).