As superfícies dos materiais apresentam desvios à superfície nominal quer por processos de produção quer por processos inerentes à interface entre meios. A estas alterações ou desvios à superfície nominal dá-se o nome de textura.
A análise topográfica superficial é uma técnica para avaliação da rugosidade como forma de controlo da textura superficial. De uma forma genérica é utilizada para caracterizar o grau de acabamento superficial de qualquer material.
A rugosidade é, regra geral, um parâmetro definido como padrão de qualidade a satisfazer para as superfícies produzidas em meio industrial, sendo responsável pelo aspecto final das superfícies e pela sua funcionalidade.
Esta técnica permite medir a textura de superfícies tendo por base alguns parâmetros definidos pelas normas ISO 4287 e ISO 4288, bem como estudar propriedades específicas de superfícies através de metodologias definidas pelo utilizador. O equipamento possibilita a apresentação de curvas características, diagramas de perfil, registos de medição dos parâmetros e também a realização de avaliações estatísticas, utilizando diversos tipos de filtragem dos resultados e de condições de medição.
Para realização deste ensaio utiliza-se um perfilómetro 3D da Alicona, InfiniteFocus G4. Este equipamento permite a determinação de diversos parâmetros de rugosidade das peças. O método utilizado tem como base a aquisição da topografia da superfície da amostra através da técnica de microscopia ótica por recurso a variação de focagem, ou seja, utilizando luz como meio de medida, dispensando portanto, qualquer contacto com as superfícies a analisar. Esta técnica implica uma superfície com capacidade de refletir a luz incidente. Este método possibilita a avaliação topográfica de micro áreas com difícil localização e formato, recorrendo a software específico de análise, que numa avaliação por um método de perfilometria linear tradicional com contacto (2D) não é possível.
• Acabamento superficial de peças poliméricas e comparação com padrões;
• Controlo do acabamento de peças metálicas para garantir eficiência do seu funcionamento em situações lubrificadas;
• Avaliação de características geométricas de micro detalhes em superfícies.