Os ensaios mecânicos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio mecânico consiste em submeter um objecto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços a que são sujeitos em condições reais de uso, ou os submete aos seus limites de resistência para determinação das suas propriedades mecânicas.
O ensaio de tracção consiste na aplicação de uma carga progressiva uniaxial de tracção nas extremidades da amostra a ensaiar, podendo esta ser levada até à rutura, enquanto em simultâneo é registada a deformação longitudinal do material. Este processo é amplamente utilizado para caracterização de propriedades mecânicas de materiais metálicos e poliméricos, permite obter a curva tensão/deformação revelando o comportamento do material durante as várias fases do ensaio. Os dados obtidos permitem avaliar múltiplas propriedades mecânicas dos materiais, de onde se destacam as seguintes: tensão máxima, módulo de elasticidade, percentagem de extensão total na máxima força, percentagem de alongamento após fratura (determinado manualmente), tensão de deformação e percentagem de redução de área.
O equipamento utilizado para realizar estes ensaios é um SHIMADZU Autograph, com uma capacidade de carga de 100kN, equipado com um extensómetro SHIMADZU MFA 25. Podem ser ensaiadas amostras de secção circular com diâmetros compreendidos entre Ø 4 e 20 mm, bem como amostras de secção retangular com espessura até 14 mm e largura inferior a 50 mm. O software utilizado, permite processar os dados originais para obter uma multiplicidade de resultados.
Os ensaios mecânicos são utilizados para garantir a qualidade de matérias-primas, componentes e produtos acabados num vasto campo de aplicações industriais, entre elas:
- Indústria de componentes e fornecedores de matérias-primas: Determinação de propriedades mecânicas dos materiais utilizados em processos onde são processados polímeros (extrusão, injecção). Determinação de causas de falha de componentes.
- Indústria automóvel: Verificação do cumprimento de especificações de produtos acabados no que toca a resistência mecânica.
- Indústria elétrica: Verificação de resistência mecânica de elementos de segurança isolantes utilizados em aplicações críticas.