IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Ensaio de dobragem - método por 3 pontos

O que é?

Os ensaios mecânicos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio mecânico consiste em submeter um objecto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente, a situações que simulam os esforços a que são sujeitos em condições reais de uso, ou os submete aos seus limites de resistência para determinação das suas propriedades mecânicas.
O ensaio de flexão consiste na aplicação de uma carga na amostra a meia distância dos seus apoios, designando-se assim ensaio de flexão a três pontos ou ensaio de dobragem.

Para que serve?

Este ensaio baseia-se na avaliação do comportamento de metais e ligas metálicas após dobragem, podendo restringir-se apenas à observação morfológica ou à determinação de forças associadas à deformação dos elementos ensaiados. Com este tipo de ensaios, pretende-se observar o comportamento do material à deformação em flexão e em simultâneo aferir a suscetibilidade do material à falha por ruptura.

Equipamento e condições de utilização

O equipamento utilizado para realizar estes ensaios é um SHIMADZU Autograph, com uma capacidade de carga de 100 kN.

Exemplos de aplicação

Os ensaios mecânicos são utilizados para garantir a qualidade de matérias-primas, componentes e produtos acabados num vasto campo de aplicações industriais, entre elas:
- Indústria da construção: Determinação de propriedades mecânicas dos materiais metálicos utilizados em construção, bem como diversos equipamentos utilizados para segurança em obras (ex. linhas de vida, redes anti-queda).
- Indústria automóvel: Determinação e controlo das propriedades mecânicas de matérias-primas utilizadas no fabrico de diversos componentes automóveis.
- Determinação da fragilidade dos material quando solicitados a grande deformação.