IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Avaliação de esforços de corte em torneamento mecânico

O que é?

O torno mecânico é um equipamento extremamente versátil utilizado na produção ou acabamento de peças. Esta operação consiste no fabrico peças, fazendo-as girar em torno do eixo ao mesmo tempo que uma ferramenta de corte lhe retira material da superfície, por forma a conferir as características pretendidas à peça, tanto no que diz respeito à forma, como no que diz respeito à dimensão. A avaliação dos esforços associados às operações de maquinagem, assume particular importância no sentido de incrementar as cadências produtivas e de minimizar os custos de operação, sem comprometer a qualidade final dos produtos.

Para que serve?

Este equipamento permite a produção de diversos componentes mecânicos com monitorização em contínuo, para que seja possível avaliar e optimizar os parâmetros utilizados nas operações, permitindo assim conhecer as interacções entre os diversos parâmetros, avaliar a influência destes na qualidade superficial das peças e analisar os processos de desgaste da ferramenta. Com este tipo de avaliação, torna-se possível a optimização dos processos de torneamento com significativa melhoria de eficiência económica e produtiva de qualquer processo de maquinagem.

Equipamento e condições de utilização

O Laboratório encontra-se equipado com um torno mecânico GURUTZPE-zestoa, modelo Super-M 1000×300, instrumentado com mesa dinamométrica KISTLER para montagem da ferramenta e para avaliação de esforços de corte em modo triaxial. Associado a este sistema, existe todo um conjunto de sistemas de aquisição e tratamento de dados para permitir a análise em tempo real das operações.

Exemplos de aplicação