IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Ensaio de avaliação de cor / brilho

O que é?

O brilho é a sensação que nos dá visualmente uma superfície quando reflecte de forma directa a luz que recebe. Contudo, existe duas formas de reflectir a luz. Uma delas chama-se de reflexão difusa e, portanto, a intensidade de luz reflectida não se pode relacionar com a intensidade emitida.
No segundo modo de reflexão os raios luminosos incidentes são reflectidos segundo uma direcção bem definida e, portanto, a intensidade de luz pode ser relacionada com a intensidade emitida.
A figura abaixo mostra a diferença entre uma reflexão especular (a) e difusa (b).



Esta técnica permite determinar este parâmetro mediante a relação da intensidade luminosa reflectida, desde o ponto de incidência até à placa de reflexão interna do próprio aparelho. Desta forma, o resultado final expressa-se em função da percentagem de luz reflectida sobre o total recebido pela superfície, indicando ao mesmo tempo o ângulo da sua medição.

Para que serve?

Esta técnica permite medir o brilho de diferentes superfícies. Está apto para medir superfícies curvas tais como peças de plástico moldadas, garrafas, telefones ou mobiliário, tanto para acabamentos mate como para acabamentos muito brilhantes. Este parâmetro é de extrema importância, pois pode ser aplicado a uma vasta gama de materiais, tais como tecidos, madeiras, couro, vidro, etc.

Equipamento e condições de utilização

O brilho é medido recorrendo a um equipamento da marca Rhotopoint, modelo Novo Curve.
Este parâmetro é calculado através da integração da quantidade de luz reflectida na direcção especular, numa área de ensaio, na superfície da amostra. Neste caso, a área é de 2×2mm. Este equipamento possui um bloco óptico de alumínio que lhe garante uma integridade angular de ± 0,10, de acordo com as normativas, tais como a ISO 2813. Possui uma escala de medição do brilho até 600 de incidência, sendo que as leituras são obtidas em unidades de brilho, tal como se define na norma ASTM D523.

Exemplos de aplicação

Avaliação do brilho de revestimentos (pratas)