As ferramentas de estampagem utilizadas deparam-se com elevadas cadências de produção, da ordem dos milhares de peças por ciclo produtivo, dando origem a diversos problemas que condicionam o seu funcionamento (acumulação de zinco em zonas indesejadas, desgaste, etc.), obrigando a paragens para limpeza e manutenção. Com a participação no mobilizador On-SURF, a Volkswagen Autoeuropa espera melhorar a eficiência do processo produtivo no que toca a ferramentas para estampagem, encontrando uma forma inovadora de diminuir os intervalos de limpeza/ intervenções e o aumento do tempo de vida útil da ferramenta.
No âmbito do projeto mobilizador On-SURF, o IPN deu início aos primeiros testes de estampagem de um componente do modelo T-Roc, produzido na Volkswagen AutoEuropa, em Lisboa. O objetivo é revestir as ferramentas de estampagem com sistemas auto-adaptativos, que vão permitir minimizar e/ou eliminar o desprendimento do zinco durante o processo de estampagem.
Do ponto de vista industrial, os dados preliminares destes primeiros testes foram de sucesso e as peças produzidas vão ser agora avaliadas tendo como objetivo aferir da capacidade de usar o protótipo do projeto na produção em larga escala.