Contribuir para a implantação de CITS na Europa a fim de reforçar a interoperabilidade dos veículos autónomos, assim como reforçar o papel do C-ITS como catalisador para a implementação da condução autónoma.
O objetivo do projeto AUTOCITS é facilitar a implantação de veículos autónomos em nós urbanos através do desenvolvimento de serviços de transporte inteligentes cooperativos (C-ITS) que permitam aos veículos, utilizadores e infraestruturas a partilha de informações mais facilmente. O objetivo é contribuir para o enquadramento regulamentar e as regras de trânsito, a fim de reforçar a interoperabilidade dos veículos autónomos, assegurando simultaneamente a correta utilização nas estradas de todos os países da Europa e a coexistência segura com outros veículos. Os pilotos serão os primeiros na Europa a incluir ensaios fechados e abertos ao tráfego em diferentes tipos de estradas: a via para veículos de alta ocupação que liga a via rápida M-30 em Madrid, a auto-estrada A-4 em Paris e as Avenidas Marginal e Brasília e a A-36 em Lisboa.
O projeto AUTOCITS contribuiu para o enquadramento regulamentar e cumprimentos das regras de trânsito, com a finalidade de reforçar a interoperabilidade dos veículos autónomos, assegurando simultaneamente a correta utilização nas estradas de todos os países da Europa e a coexistência segura com outros veículos.