Actualmente, problemas relacionados com a saúde e o bem-estar no local de trabalho estão entre os principais desafios apresentados em todo o mundo. Desde 2005 que a Organização Mundial da Saúde (OMS ) e a Comissão Europeia reconhecem a importância do bem-estar e prevenção no local de trabalho. No entanto, de acordo com recente relatório da Buck Consultants (Winning Strategies in Global Workplace Health Promotion, 2012) para a promoção da saúde no local de trabalho e programas de bem-estar para ter sucesso a nível mundial, a alta administração deve ser convencido de que estes programas fornecem valor ao negócio , tais como o aumento da produtividade ou melhoria da segurança, em todas as regiões do mundo. Embora este tipo de plataformas estejam em rápido crescimento em todo o mundo, a falta de confiança dos funcionários está entre os maiores obstáculos para o sucesso global.
Projeto THEWS ( Exercício Terapêutico no Espaço de Trabalho ) é dirigido a um número crescente de trabalhadores na União Europeia que sofrem de sintomas de dor músculo-esquelética nas costas, pescoço e extremidades, sendo este o seu relato de queixas de saúde mais comuns.
Esses trabalhadores pertencem a grupos ocupacionais com tarefas de trabalho monótono e repetitivo, (por exemplo, utilizadores de computador) a quem a dor no pescoço é a queixa músculo-esquelética mais prevalente. Embora a etiologia dos sintomas de dor músculo-esquelética seja multifactorial, com vários fatores de risco físicos e psicossociais no trabalho, há um consenso geral sobre o efeito benéfico do exercício terapêutico.
Um dos principais resultados do projeto THEWS é a implementação de uma plataforma web com o objectivo de colmatar a lacuna de troca de informações entre professores, alunos e profissionais que lidam diariamente com computadores e que sentem dores regulares na área do pescoço.
A plataforma será composta por um espaço com quatro tipos de utilizadores: (i) alunos, (ii) professores(iii), administradores (iv), os funcionários de uma empresa. Os alunos serão capazes de aceder a materiais de aprendizagem fornecidos pelos formadores, e serão capazes de desenvolver as suas análises e reflexões. Os professores serão capazes de inserir seus materiais de estudo, que serão baseados em texto ou multimédia, e irão especificar a ordem pela qual um aluno deve interagir com os materiais. O administrador será capaz de gerir todo o processo, garantir a qualidade do conteúdo e aplicar a gestão de utilizadores e processos de gestão de conteúdo adequados. Finalmente, os empregados da empresa irão usar o aplicação multimédia que irá levá-los para a intervenção terapêutica apropriada de acordo com seus sintomas.
A Plataforma Web irá fornecer uma aplicação informática (aplicação multimédia) que define os pontos e características da dor específicos de qualquer paciente. Após a detecção do ponto específico de dor, a aplicação apresentará a sua própria sequência de exercícios apropriados com apresentação de vídeo para execução precisa e autogestão.
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