Com o aumento previsível de população idosa nas próximas décadas, tornou-se importante desenvolver um cuidador, de baixo custo, que acompanhe os idosos nas actividades diárias e melhore a sua qualidade de vida. Este serviço deve ser desenhado tendo em consideração que a assistência humana com qualidade pode não ser viável no futuro, como o é no presente e foi no passado, devido ao envelhecimento crescente e ao número de cuidadores (formais e informais) que estarão disponíveis.
A solução inovadora é disponibilizar um sistema que interaja, colabore, dialogue e compreenda as emoções do idoso, ajudando-o a na realização de actividades da vida diária em casa e expressando emoções que irão estimular o idoso a agir.
O idoso irá interagir intuitivamente com o sistema tendo a ilusão de que comunica com um ser humano real, que compreende o seu comportamento e estado emocional e o ajuda de forma adequada. O sistema irá proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, permitindo ao idoso sentir-se confiante para permanecer mais tempo activo e independente em casa, melhorando assim o seu bem-estar. O público-alvo é o grande grupo de idosos saudáveis, ou com problemas leves de saúde física ou mental, que vivem sozinhos em casa e podem encontrar prazer e alívio em obter ajuda ou estímulo para realizar as suas actividades diárias.
Em atualização