A obesidade na juventude é um problema global de saúde com um claro risco transgeracional. Mais de 39 milhões de crianças, 340 milhões de adolescentes e 1,9 bilhão de adultos estão com excesso de peso/obesos (quase triplicando nos últimos 40 anos). Esse número aumenta para mais de 42 milhões quando incluídas as crianças com menos de 5 anos e espera-se que chegue a cerca de 70 milhões de crianças até 2025. Fatores contribuintes para a obesidade na juventude incluem fatores socioeconômicos, estilos de vida sedentários, etnia, fatores psicológicos, saúde mental e efeitos iatrogênicos de medicamentos como antipsicóticos. No entanto, o sobrepeso e a obesidade são altamente preveníveis, embora as atuais iniciativas governamentais/saúde sejam ineficazes, em parte porque estão limitadas a modificar o comportamento individual em vez dos impulsionadores estruturais subjacentes. As ações do PAS GRAS são baseadas na evidência de que os impulsionadores da obesidade são multifatoriais e que intervenções eficazes devem abordar todos os fatores de forma conjunta.
O PAS GRAS terá como foco crianças, adolescentes e jovens adultos com excesso de peso ou obesidade, com o principal objetivo de reverter a obesidade e prevenir comorbidades na vida adulta. O PAS GRAS irá determinar como o estilo de vida (alimentação, comportamentos sedentários e atividade física), a saúde mental, os fatores sociais/familiares e o ambiente interagem com as características psicológicas, genéticas e metabólicas intrínsecas de cada indivíduo. Nossa equipe altamente qualificada e transdisciplinar incorporará esses parâmetros para gerar uma potente avaliação de risco personalizada para a obesidade e suas complicações. Isso estará aliado à co-produção de estratégias de prevenção e/ou tratamento inovadoras e aprimoradas. O PAS GRAS preencherá lacunas críticas no diagnóstico e prognóstico da obesidade, intervenções precoces no estilo de vida e farmacológicas, conscientização sobre obesidade e alfabetização em alimentação/nutrição, e fornecerá um plano para uma população mais saudável.
O PAS GRAS, um projeto inovador, foca-se em combater os riscos da obesidade e complicações associadas com uma abordagem multifacetada. Os seus objetivos específicos (SO) são os seguintes: SO1 envolve a identificação de vulnerabilidades metabólicas, de estilo de vida e socioeconómicas que contribuem para o desenvolvimento da obesidade, incluindo riscos transgeracionais e insegurança alimentar dentro das famílias. SO2 visa descobrir parâmetros (epi)genéticos e específicos de género no início da vida que preveem futuros riscos de obesidade. SO3 explora novas vias biológicas e marcadores circulantes relacionados com comorbidades da obesidade, lançando luz sobre o papel do cérebro na obesidade em diferentes idades e estágios da doença.
Além disso, o projeto irá projetar e validar intervenções para adultos e seus filhos, utilizando compostos naturalmente ocorrentes para mitigar os riscos intrafamiliares (SO4). Ele também enfatiza a criação de ferramentas participativas e envolventes de literacia em ciência e saúde, bem como programas de atividade física (SO5) que promovam a equidade social e de género, inclusão e direitos humanos.
O PAS GRAS aborda estrategicamente 10 das lacunas de pesquisa mais relevantes, contribuindo para uma redução potencial de 15% na prevalência de excesso de peso/obesidade em adultos e 30% em crianças/adolescentes na UE até 2050.