Enquanto entidade do sistema científico nacional, da qual fazem parte 6 laboratórios de investigação de diferentes áreas, desde sempre que os programas europeus de apoio à investigação e inovação foram uma aposta constante para o IPN, quer enquanto parceiro, quer como promotor. De facto, desde o 4th Programa-quadro (FP4), que terminou em 1998, o IPN já entrou em mais de 40 projetos europeus.
No sentido de continuar este percurso de inovação, o IPN definiu como principais objetivos estratégicos o aumento da sua presença europeia, exportando a sua I&I, auxiliando as empresas da Região nos seus processos de internacionalização e, acima de tudo, reforçando o seu poder negocial na definição das prioridades dos programas europeus de I&I.
O IPN H2020_2 foi desenhado para responder a um conjunto de oportunidades desde já identificadas, reforçando as competências e recursos do IPN para responder a novos desafios científicos e tecnológicos, nomeadamente, através da articulação entre a sua estratégia de I&DT e os programas de trabalho dos programas europeus de I&I, do estímulo à participação em redes e plataformas tecnológicas internacionais de I&DT e o estabelecimento de parcerias com entidades do meio empresarial e do meio académico-científico europeu, que possam resultar na submissão das 23 propostas previstas para o período de dois anos.
O principal objetivo definido para o projeto IPN H2020_2 foi, pois, amplificar a presença do IPN em programas europeus de I&I, especialmente nas suas áreas temáticas estratégicas, reforçando a sua capacidade concorrencial, e potencializando, desta forma, o desenvolvimento económico da região e do país.
O projeto contribuiu para reforçar a articulação entre a estratégia de I&DT do IPN e os programas de trabalho do H2020, no estímulo à sua participação em redes e plataformas tecnológicas internacionais e no estabelecimento de parcerias com entidades do meio empresarial e do meio académico-científico (nacional, europeu e intercontinental).