O HeaLIQs promove atividades que estimulam a interação entre os cidadãos, a academia local, as PMEs e o governo. Eles encontram-se num quarteirão de Inovação em Estilo de Vida Saudável: um fórum abertamente acessível onde os cidadãos se envolvem em avaliações de estilo de vida, testam produtos inovadores de PMEs e se informção acerca de programas comunitários; todos com foco em aprender sobre um estilo de vida saudável num ambiente acessível. Em 2019, o 'Quarteirão' foi móvel (autocarro), e teve como objetivo visitar cidadãos aliterados de saúde em bairros e áreas rurais.
Com base no conceito, experiências e nas ferramentas desenvolvidas em 2018, o HeaLIQs descentralizou suas atividades em 2019: conduziu-se o Healthy Living Room como um serviço comunitário móvel, voltado para os bairros e áreas rurais tipicamente aliterados em saúde. Criou-se consciência de saúde, estando no coração da comunidade.
Além da avaliação individual de estilo de vida e aconselhamento, a atividade focou-se na promoção de um ambiente saudável para apoiar hábitos saudáveis. Decorreram diferentes workshops entre cientistas comunitários, geografia da saúde e governos locais ajudaram a moldar um kit de ferramentas de Intervenção Comunitária que pretendemos pilotar e co-desenvolver com os cidadãos durante as visitas aos locais remotos.Aqui envolveu-se a experiência da Universidade e Município de Copenhaga, a Universidade e Município de Groningen e Universidade de Coimbra. Os materiais de divulgação modular foram produzidos sob medida para diferentes públicos ou contextos sociais.
Os resultados esperados e medidos dos HeaLIQs podem ser divididos:
1. como esperamos que a atividade promova o alcance regional para cidadãos específicos;
2. como os visitantes individuais experimentaram as partes individuais e comunitárias da atividade.
Resultados de alcance regional, através de um evento público discreto, onde as famílias, em vez de indivíduos, se reúnam, torne as pessoas mais suscetíveis a se envolverem em atividades que promovam a alfabetização em saúde. Nas comunidades-alvo, esperamos alcançar pessoas geralmente supervisionadas em programas de prevenção. Este resultado pode ser medido por análises pós-atividade nos dados obtidos no HLR: parâmetros gerais (SES, educação, idade) e relacionados ao estilo de vida que fazem parte do HLAT permitem a estratificação dos visitantes. Posteriormente, realizaremos pesquisas (bibliográficas) sobre como isso difere de outros programas de prevenção regionais / nacionais. Como, por exemplo, programas voluntários de prevenção em um clínico geral. Isso nos permitirá avaliar se atingimos nossa população-alvo. Um ótimo resultado da atividade seria atingirmos aqueles cidadãos que estão sendo perdidos em outros programas de prevenção e aqueles que mais se beneficiariam com uma adesão a um estilo de vida saudável. Esperamos que, após uma visita, o cidadão tenha aumentado seus conhecimentos tanto sobre saúde pessoal (com base em relatórios e conselhos após o HLAT) quanto sobre saúde da comunidade (importância do meio ambiente para uma vida saudável) e como ele ou ela pode assumir o controle / influenciar a saúde por meio dessas duas dimensões. Isto pode ser medido através do desenho do HLAT, através do qual poderemos pedir uma (muito) breve recapitulação de como o cidadão vivenciou a atividade (individual e comunidade). Contribuiu para o seu conhecimento sobre como obter ou manter um estilo de vida saudável? Uma amostra selecionada de respondentes é convidada para perguntas de acompanhamento relacionadas a ações / mudanças no comportamento real após 3 meses.
Objetivos Alcançados:
• Atratividade e Exigencia do Programa - 53,3 para Portugal; 59,6 para a Holanda;
• Alcance do cidadão (por exemplo, MOOCs, festivais) - 965;
• Compromisso do cidadão - 250.