Xylella fastidiosa é uma bactéria Gram-negativa, pertencente à classe das Proteobactérias, que provoca graves danos económicos à agricultura em muitos países americanos e europeus. Pode infetar uma grande diversidade de plantas, algumas de grande interesse económico, como a vinha, a oliveira, a amendoeira, o ameixa, pêssego, citrinos, café, louro e plantas ornamentais como a banana de sombra, carvalhos, olmos, maples, ou liquidâmbar, entre outros. Atualmente estão descritas mais de 350 espécies de plantas hospedeiras, tanto monocotiledónias como dicotiledónias. Em muitas delas, a bactéria não causa danos aparentes, mas funcionam como reservatórios. A doença é transmitida por insetos que se alimentam do fluido xilémico e atuam como vetores ou agentes transmissores.
O principal objetivo da Rede é trocar informações e conhecimentos entre os países afetados por doenças causadas pela X. fastidiosa a fim de recolher todos os dados disponíveis sobre a bactéria, os seus vetores, a situação das culturas afetadas nos países Ibero-Americanos e as atividades de prevenção e controlo em curso. Esta informação destina-se a gerar conhecimento que contribuirá para o desenvolvimento de um sistema de vigilância e alerta tecnológico que permitirá aos governos locais e regionais tomar as medidas necessárias para, em última análise, seguir, conter e erradicar a doença.
Os objetivos específicos da rede centrar-se-ão nos seguintes eixos: P1) Informação sobre a bactéria; P2) Informação sobre vetores de transmissão; P3) Informação sobre a interação da bactéria com a planta; P4) Informação sobre terapias; P5) Informação sobre metodologias de teledeteção; P6) Informação sobre o impacto ambiental, social e económico das doenças e medidas de controlo.
NA